Nosso Palestra
·01 de dezembro de 2025
Abel justifica queda do Palmeiras mesmo sob investimento alto, mas muda discurso em relação a 2024; relembre

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·01 de dezembro de 2025

O Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo neste sábado (29) e ficou com o vice-campeonato da Libertadores 2025 e está próximo de encerrar a primeira temporada sem títulos sob comando de Abel Ferreira justamente no ano em que mais investiu.
O Verdão desembolsou quase R$ 700 milhões em 11 contratações, como o goleiro Carlos Miguel, o meia Andreas Pereira e os atacantes Vitor Roque e Paulinho.
Apesar do alto investimento, Abel Ferreira disse que o ano foi de reconstrução durante a coletiva de imprensa após a decisão. Ele também citou as mudanças que aconteceram no elenco alviverde para essa temporada
“Para ser muito sincero, depois de tantas saídas e mexidas que fizemos no elenco, que não é fácil, e você vê o quão duro é reconstruir. Não é só comprar jogadores caros. É preciso criar mentalidade vencedora, é preciso chegar para perder, criar casca, e por isso estava comparando nossa frente do ataque com a do adversário. Compare nossa defesa com a do adversário… goleiro, laterais, zagueiros. Eu não te consigo dizer que estou triste depois de tantas alterações que fizemos, conseguirmos está até a última disputando o título, que estou triste por chegar na final da Libertadores depois de tantas mudanças. É muito difícil, olha para o Botafogo. Eu acho que fizemos o que a nossa equipe poderia entregar”, comentou. “Tivemos lesões de jogadores importantes na nossa estrutura. No nosso goleiro, no nosso motor, que era o Lucas, tivemos duas saídas que tínhamos que fazer (negociar), tivemos infelizmente a lesão do jogador que mais produziu no ano passado no futebol brasileiro (Paulinho)… mesmo com tudo isso, fomos capazes de chegar em novembro inteiros. Foi um mês duro e difícil. Fica a experiência, a cultura, o momento dos meus jogadores mais jovens. Não é justo falar que não conseguiram. É um momento muito intenso. Os meus jogadores tentaram, quiseram, mas, infelizmente, o peso da final… nestes detalhes que contei, como passar de primeira, medo de arriscar. O maior risco que podemos cometer é não arriscar”, continuou o treinador.
Em 2024, ao ser derrotado pelo Botafogo no Campeonato Brasileiro e nas oitavas de final da Libertadores, Abel justificou justamente o investimento do adversário para explicar a derrota.
Em coletiva de imprensa, o comandante do Alviverde fez, inclusive, uma comparação entre o elenco do Botafogo de 2023 em relação ao time de 2024. E citou o investimento pesado na janela de transferências como um diferencial.
“Há jogadores que têm características diferentes, esse jogador (Luiz Henrique) que você está falando custou 25 milhões de euros, portanto, jogadores que fazem a diferença, quer individual ou coletivamente. Não foi o único que o Botafogo comprou por esse valor, tem muita a ver com a qualidade desse jogador. Não há como, temos que reconhecer que o Botafogo esse ano se reforçou muito e bem, com jogadores experientes. Quando viemos aqui da última vez e perdemos por 1 a 0, é uma equipe experiente, pesada, forte nos duelos, que briga, que ataca bem a profundidade. É uma equipe muito vertical, jogo direto e jogam muito bem assim. Nem nós surpreendemos o adversário, nem eles a nós, sabemos que cada equipe joga com a sua característica, com o seu estilo de jogo. Hoje, nos 90 minutos, o Botafogo foi melhor e mereceu ganhar. Nós andamos sempre atrás de desculpas, não, o adversário tem mérito, tem bons jogadores, hoje foi melhor. Quarta-feira vamos jogar em nossa casa, vamos ver”, disse.
O Palmeiras volta campo pelo Campeonato Brasileiro, única competição restante na temporada, na próxima quarta-feira (3) contra o Atlético-MG, fora de casa, em jogo originalmente da 34ª rodada, mas disputada na semana 37 da competição.
O Verdão soma 70 pontos e ocupa a vice-liderança do Brasileirão, atrás do Flamengo, com 75. Uma vitória do time carioca na quarta-feira ou um tropeço palestrino garante o título ao adversário.









































