Vozes do Gigante
·04 de maio de 2025
ABRAFUT divulga nota de repúdio contra jogador do Inter

In partnership with
Yahoo sportsVozes do Gigante
·04 de maio de 2025
As polêmicas de arbitragem da partida entre Inter e Corinthians, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, continuam repercutindo após a derrota do Colorado por 4 a 2, na Neo Química Arena, neste sábado (03). Após a partida, o zagueiro Vitão criticou a arbitragem de Paulo Cesar Zanovelli, árbitro do jogo, para a Amazon Prime Video, detentora dos direitos. Neste domingo, a Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (ABRAFUT), divulgou uma nota de repúdio contra o atleta.
A associação, em nota, repudia a fala do zagueiro Vitão, alegando termos desrespeitosos. Na nota, a ABRAFUT promete que apresentará denúncia formal ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), solicitando as providências cabíveis. Confira a nota completa abaixo e a declaração de Vitão.
“A Associação de Árbitros de Futebol do Brasill (Abrafut) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à postura do atleta Vitão, do Sport Club Internacional, após a partida contra o Corinthians, realizada em 03/05/2025.
Durante suas declarações, o jogador dirigiu palavras ofensivas ao árbitro Paulo César Zanovelli, utilizando termos desrespeitosos e insinuando favorecimento à equipe adversária.
Tal comportamento é absolutamente incompatível com os princípios que regem o esporte. Críticas construtivas fazem parte do futebol, mas insultos, insinuações maliciosas e a falta de respeito ao trabalho dos profissionais da arbitragem não podem ser tolerados. O respeito à arbitragem é fundamental para a manutenção da integridade das competições e para a valorização de todos os envolvidos na construção do espetáculo esportivo.
Diante da gravidade dos fatos, a Abrafut informa que apresentará denúncia formal ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), solicitando as providências cabíveis.
Reiteramos que a arbitragem brasileira merece respeito. Atitudes como essa não apenas atacam um profissional, mas atingem todo o futebol nacional e sua credibilidade.
Respeito é o mínimo. E vamos exigi-lo.
Abrafut – Associação de Árbitros de Futebol do Brasil“
Não é a primeira vez que a associação ataca um profissional do Inter. Em agosto de 2024, a ABRAFUT divulgou uma nota contra a insatisfação de Roger Machado após o empate por 0 a 0 contra o Cruzeiro, no Mineirão.
Antes da entrevista coletiva de Roger Machado, o Vice-Presidente do Inter, José Olavo Bisol, criticou a atuação de Paulo Cesar Zanovelli. O Colorado reclama de um pênalti não marcado em Wesley, que não foi revisado pelo VAR, além da expulsão de Bruno Henrique no segundo tempo.
“O 2º tempo nos coloca em uma situação complicada porque me parece que a arbitragem mais uma vez acaba nos colocando em um lance que estraga a partida porque não tem critério adotado se analisar o contexto do jogo. Uma falta clara na área, em que o Wesley é agarrado na área. São imagens claras. Nem sequer foi chamado o VAR. Não se pronunciou. Para nós não chegou nada de qualquer sinal de que o VAR teria acionado o árbitro de campo. Teve a expulsão do Bruno Henrique. É importante fazer uma análise que houve falta no Óscar Romero no lance anterior. O critério aplicado tanto para o primeiro amarelo quanto o segundo, na nossa avaliação, não era caso para amarelo. Outros lances que aconteceram foram faltas claras e acabou se apoiando na possibilidade do VAR”, declarou o dirigente.