Jogada10
·26 de janeiro de 2026
“Acabando com o espetáculo”: Neymar reage a cartão em clássico e mira regra da CBF

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·26 de janeiro de 2026

Um comentário curto de Neymar bastou para transformar um lance isolado em assunto nacional nesta semana. Isso porque o camisa 10 do Santos reagiu ao cartão amarelo recebido por Dodô, do Náutico, durante o Clássico das Emoções, no domingo (25), e reacendeu a discussão sobre uma regra recente adotada pela CBF.
A jogada aconteceu no primeiro tempo do clássico na Arena de Pernambuco, quando Dodô, ao dominar a bola, subiu com os dois pés sobre ela — semelhante ao polêmico lance de Soteldo, em 2023. O árbitro Rodrigo Pereira de Lima paralisou a partida logo após o lance, marcou falta e puniu o atleta com cartão amarelo.
O lance viralizou e novamente dividiu opiniões no meio esportivo. Em meio à repercussão, Neymar se limitou a dizer que “estão acabando com o espetáculo”, em clara objeção ao comportamento do árbitro. O posicionamento ampliou ainda mais o debate acerca do tema.
@tododiagoldonautico Estão acabando com o futebol! #dodo #nautico #santacruz #cartaoamarelo ♬ som original – TododiaGoldoNáutico

Camisa 10 do Santos critica indiretamente regra da CBF – Foto: Reprodução
A decisão da arbitragem seguiu orientação oficial da Confederação Brasileira de Futebol, enviada aos clubes em abril do ano passado. No documento, a entidade determina punição para esse tipo de gesto, com advertência e tiro livre indireto — que deve ser aplicada em todas as competições sob sua organização.
A CBF defende que subir com os dois pés sobre a bola configura atitude antidesportiva. Segundo o texto, o movimento desrespeita o jogo e pode gerar reações agressivas, elevando a tensão em campo. O tema ganhou força nacionalmente a partir do lance de Soteldo, no duelo entre Santos e Vasco, no Brasileirão de 2023.
O contexto ajudou a ampliar a repercussão, sobretudo local. Náutico e Santa Cruz se enfrentavam pela primeira vez no Campeonato Pernambucano 2026, em um clássico marcado por rivalidade histórica e clima tenso desde o início.
Dodô, protagonista da polêmica, inaugurou o placar da goleada por 4 a 0 do Naútico, que foi dominante do início ao fim do clássico. O Timbu sacramentou o domínio sobretudo após a expulsão de Matheus Vinícius, do Santa Cruz, com tentos de Vinícius (duas vezes) e Júnior Todinho.
O Santa Cruz, por sua vez, concentrou as reclamações na atuação da arbitragem. A equipe criticou a expulsão de Matheus Vinícius e questionou a validação de um gol rival enquanto Alex Ruan estava caído no gramado.
Com o resultado e em 1º lugar com 15 pontos, o Náutico confirmou a classificação antecipada para as semifinais do Estadual de 2026.









































