Jogada10
·28 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·28 de novembro de 2024
As mensagens enviadas por Romário, de seu perfil no Instagram, para Dayane da Rocha Valencio da Silva ocupam o centro de dois processos contra o ex-jogador. Uma ação na esfera cível e outra na penal. No autos, a autora relembrou outros xingamentos do senador a mulheres e pediu R$ 56 mil pelos danos sofridos em sua honra.
Os processos surgiram após Dayane, mãe atípica e ativista da causa PCD, receber ofensas ao cobrar maior participação de Romário nos direitos de pessoas com deficiência. O senador chamou a autora de “babaca”, além de “escrota e ingrata”. O caso repercutiu bastante na mídia à época, em junho.
Dayane, então, investiu em uma ação de indenização por danos morais contra Romário – no valor de R$ 56 mil. No documento, a autora levantou outro caso em que o senador acabou condenado por xingar e ferir a honra de uma mulher.
Senador enfrenta ações no STF – Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Uma queixa-crime de injúria, apresentada por Dayane contra Romário, evoluiu recentemente no Judiciário. Nesse cenário, o senador também deverá arcar com consequências na esfera penal.
Ainda de acordo com a ‘coluna Fábia Oliveira’, do Metrópoles, o Ministério Público opinou pelo envio do caso ao Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque Romário ocupa cargo de Senador da República, e o órgão fica, portanto, competente para julgá-lo. A análise do MP entende que mensagens têm relação com papel político do réu, visto que foram enviadas de seu perfil oficial.
O argumento levantado pelo Ministério Público acabou atendido pela Justiça comum. Agora, portanto, a queixa penal contra o ex-jogador segue para o Supremo, em Brasília.
Mãe de uma criança com TDAH, autismo e deficiência intelectual, Dayane compartilhou uma foto em protesto ao cancelamento de planos de saúde, em junho de 2024. O post contava com o rosto de Romário em uma placa de publicidade de um ponto de ônibus. “O único lugar onde ele participou das manifestações dos PCDs até o momento”, escreveu ela.
O Senador viu a postagem e, então, mandou mensagem no privado de Dayane. “Você é bem escrota e ingrata. Sabia, babaca?”, questionou o ex-jogador. Na sequência, como resposta, Dayane escreveu uma carta aberta a ele.
“Uma mãe que vem há meses sofrendo na luta pelos direitos à saúde, de várias pessoas portadoras de deficiência e ainda tem que ler coisas ruins de quem deveria estender as mãos”.