oGol.com.br
·14 de outubro de 2025
África do Sul estraga o sonho de Benin; Costa do Marfim e Senegal confirmam vaga na Copa

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·14 de outubro de 2025
Para uns o sonho adiado na última rodada, para outros o alívio do retorno. A última rodada das Eliminatórias da África provocou um misto de sentimentos, onde a tradição das seleções pesou.
A seleção de Benin dependia apenas das próprias forças para confirmar a sua estreia em Mundiais e estragar os planos de Nigéria e África do Sul, mas teve o seu sonho adiado. Pelo Grupo C, a Nigéria goleou a Benin, em casa, por 4 a 0, com direito a hat-trick de Victor Osimhen.
Com a vitória, as Super Águias igualaram a pontuação de Benin e superaram os rivais nos critérios de desempate, pulando para a segunda posição da chave e garantindo uma vaga na repescagem.
A derrota de Benin também influenciou diretamente na vida da África do Sul. Os Bafana Bafana venceram Ruanda, por 3 a 0 em casa, e ficaram com a vaga direta para a Copa do Mundo, retornando à competição pela primeira vez após sediar em 2010.
A volta da classificatória africana também sacramentou a vaga da Costa do Marfim para a Copa do Mundo. Os Elefantes venceram Quênia, por 3 a 0, e defenderam a liderança do Grupo F. A vaga na repescagem ficou para o Gabão, que perseguiu os costa-marfinenses até a última rodada e ficaram um ponto atrás.
Por fim, no último grupo definido nesta terça-feira (14), Senegal goleou a Mauritânia por 4 a 0 e confirmou a sua quarta classificação para a Copa do Mundo, a terceira consecutiva.
Com o fim da fase de grupos, as Eliminatórias Africanas definiram os seus classificados diretos para o Mundial. Além de Costa do Marfim, Senegal e África do Sul, também carimbaram o seu passaporte para a Copa do Mundo: Egito, Cabo Verde, Marrocos, Argélia, Tunísia e Gana.