Esporte News Mundo
·14 de outubro de 2025
África do Sul vence e volta à Copa do Mundo depois de 15 anos

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·14 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
A África do Sul venceu a Ruanda com tranquilidade por 3 a 0 e garantiu sua classificação para a Copa do Mundo de 2026. Mbatha, Appollis e Makgopa marcaram os gols que garantiram a volta dos Bafana Bafana ao Mundial e quebraram um jejum de 15 sem ir para a competição.
Jogando em casa, os sul-africanos dominaram a partida e viram Mbatha abrir o placar logo no começo do primeiro tempo. Na sequência, foi a vez de Appollis ampliar e trazer paz para a partida.
Com isso, os Bafana Bafanas administraram sua vantagem e viram sua pressão ser recompensada na reta final. Por conta disso, Makgopa fechou o placar na etapa final e sacramentou a classificação.
Publicidade
Jogadores da África do Sul comemorando a classificação (Foto: Charlé Lombard/Gallo Images/Getty Images)
A classificação direta da África do Sul não dependia apenas de uma vitória sul-africana, mas também de uma derrota do Benim para a Nigéria, fora de casa. Isso aconteceu com os nigerianos goleando a surpresa da chave. Isso veio a acontecer por causa de os Bafana Bafanas terem perdido três pontos por conta da escalação irregular de um jogador.
Para voltar à Copa do Mundo, os sul-africanos optaram por um trabalho de longo prazo do técnico belga Hugo Broos, que fez a seleção colher frutos neste ciclo com um terceiro lugar na última Copa de Nações Africanas e classificação para a edição deste ano da competição. Nas eliminatórias, ele montou uma seleção com poucos nomes que atuam na Europa e muitos jogadores que atuam no futebol local e garantiu a volta sul-africana para a Copa do Mundo depois de 15 anos.
Com a classificação, a África do Sul se torna o 23º país a se classificar para a Copa do Mundo de 2026. Com isso, os Bafana Bafanas se tornam a sexta seleção africana a garantir vaga na competição e se juntam a: Argélia, Cabo Verde, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia.