Além da falha de Muslera! Eliminação do Uruguai na Copa marca o 'nada' de Bielsa | OneFootball

Além da falha de Muslera! Eliminação do Uruguai na Copa marca o 'nada' de Bielsa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: OneFootball

OneFootball

·27 de junho de 2026

Além da falha de Muslera! Eliminação do Uruguai na Copa marca o 'nada' de Bielsa

Imagem do artigo:Além da falha de Muslera! Eliminação do Uruguai na Copa marca o 'nada' de Bielsa

Sim, amigos! O Uruguai está fora da Copa do Mundo da FIFA de 2026!

A eliminação precoce ainda na fase de grupos foi selada com uma derrota por 1 x 0 para a Espanha, em Guadalajara (México).


Vídeos OneFootball


A partida, no entanto, ficou marcada por um roteiro dramático protagonizado pelo experiente goleiro Fernando Muslera e por uma entrevista, em tom de despedida e forte autocrítica, do técnico Marcelo Bielsa.

🧤 Falha de Muslera

Aos 40 anos e disputando sua quinta Copa do Mundo, Muslera vivenciou um dos momentos mais duros de sua trajetória na seleção.

Ainda no primeiro tempo, o camisa 1 aceitou um chute fraco do meia espanhol Baena, sofrendo um "frango" que decretaria o placar final e a eliminação uruguaia.

Visivelmente abalado com o erro, Muslera pediu para ser substituído no intervalo da partida, dando lugar a Sergio Rochet para a disputa da segunda etapa.

Marcelo Bielsa demonstrou bastante irritação antes da entrevista obrigatória no gramado, disparando um ríspido: "Vamos logo com isso!".

Ao ser questionado sobre o que teria dito a Muslera no vestiário, foi monossilábico: "Nada".

Mais tarde, na coletiva de imprensa, o treinador detalhou o ocorrido, assumiu a responsabilidade e fez questão de blindar seu goleiro, negando que a convocação tenha sido um erro:

"Quando tomei a decisão de convocar Muslera, foi muito bem pensada. (...) Não posso negar a avaliação da participação dele [no jogo]. Por outro lado, também creio que é um goleiro que vinha de um ano magnífico, é um jogador de muita personalidade e caráter."

🗣️ 'Não deixo nada'

Cabisbaixo, Bielsa assumiu o peso do fracasso. O treinador argentino lamentou a falta de efetividade do ataque e os erros defensivos cruciais durante o torneio, afirmando que a seleção sofreu "gols evitáveis". Para ele, pelo desempenho em campo, o Uruguai merecia ter conquistado sete pontos no grupo, mas esbarrou nas próprias falhas.

Em um tom autodepreciativo, Bielsa fez um balanço amargo de seu trabalho à frente da Celeste:

"As perguntas não buscam respostas, mas sim jogar sobre mim, que sou o responsável, toda a decepção que gera o trabalho que eu fiz. (...) O que deixo ao futebol uruguaio é nada. Qualquer aporte que um treinador possa fazer a um país em três anos nunca se instala se não consegue os resultados. Minha passagem será recordada como uma que não deixou nada."

📉 Campanha para esquecer

Esta é a segunda Copa do Mundo consecutiva em que o Uruguai cai ainda na primeira fase. No entanto, o desempenho em 2026 conseguiu ser estatisticamente inferior ao de quatro anos atrás:

Catar 2022: A equipe somou 4 pontos, com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota.

América do Norte 2026: A seleção se despede com apenas 2 pontos, amargando 2 empates (contra Arábia Saudita e Cabo Verde) e 1 derrota (Espanha), deixando o Mundial sem vencer uma única partida.


📸 David Ramos - 2026 Getty Images

Saiba mais sobre o veículo