Fussball Brasil
·03 de maio de 2024
In partnership with
Yahoo sportsFussball Brasil
·03 de maio de 2024
Vários atletas com passagens por categorias de base na Alemanha brilharam ao longo do mês passado, assim como jogadores já veteranos. Confira abaixo a lista de destaques durante o mês de abril!
Áustria
O atacante Jonas Arweiler (27) não tem tido o mesmo impacto que Sinan Karweina (dez gols e seis assistências) na temporada, mas foi figura decisiva em um dos jogos do Austria Klagenfurt no mês de abril. Formando uma dupla ofensiva com o também alemão Karweina, Arweiler ajudou a iniciar a retomada de sua equipe em um grande jogo contra o RB Salzburg: após sair perdendo por 2-0, o Austria Klagenfurt venceu por 4-3, com assistência de Jonas para o primeiro gol. Normalmente reserva, ele também aproveitou a titularidade no jogo seguinte e marcou pela primeira vez na Bundesliga, em derrota contra o Hartberg.
Jonas Arweiler em partida pelo Austria Klagenfurt - Foto: Bild/GEPA Pictures
Quem brilhou ainda mais no mês foi o meia Max Besuschkow (26), recém-chegado ao Austria Klagenfurt. Emprestado pelo Hannover 96, Max participou diretamente de cinco gols em quatro partidas diferentes. Após quatro jogos de adaptação, integrou-se ao time titular e tem feito a diferença quando atua, gerando um gol a cada duas partidas disputadas.
Espanha
O veterano Ilkay Gundogan (33) esteve envolvido em polêmicas pela maneira como cobrou publicamente seus companheiros (especialmente Ronald Araújo, expulso durante a eliminação para o Paris Saint-Germain nas quartas de final da UEFA Champions League), mas segue produzindo bem pelo Barcelona. Além de criar um dos gols na partida de ida contra o próprio PSG, serviu Robert Lewandowski durante a vitória por 4-2 contra o Valencia. Apesar dos bons números do meia (cinco gols e sete assistências na LaLiga), o Barcelona segue longe do Real Madrid e terá que se contentar com o vice-campeonato local.
Os alemães do Real Madrid também vem bem: Antonio Rüdiger (31) travou um belo duelo individual contra o atacante Erling Haaland e conseguiu limitar o artilheiro em duas partidas seguidas. O zagueiro foi quem cobrou o pênalti decisivo durante a disputa contra o Manchester City, classificando sua equipe para a semifinal da UEFA Champions League.
A semifinal, aliás, colocou o Real Madrid diante do FC Bayern e Toni Kroos (34) mostrou mais uma vez toda sua qualidade com um passe magistral para o brasileiro Vinicius Jr abrir o placar na Allianz Arena. O rodízio promovido por Carlo Ancelotti tem feito bem ao meia alemão, que vem atuando muito sempre que entra em campo na temporada.
Holanda
Goleiro reserva do Feyenoord, Timon Wellenreuther (28) ganhou uma sequência no gol por conta de uma lesão do titular e não sofreu um gol sequer nas quatro partidas que disputou em abril, incluindo uma vitória histórica por 6-0 diante do AFC Ajax. O goleiro alemão praticamente não teve trabalho em três desses jogos, mas mostrou-se decisivo na final da Copa da Holanda, quando fez cinco defesas e o Feyenoord acabou campeão após derrotar o NEC Nijmegen por 1-0. O título conquistado é uma boa forma de despedida para o treinador Arne Slot, que está muito próximo de ser confirmado como o sucessor do histórico Jürgen Klopp no Liverpool, da Inglaterra.
Mio Backhaus (20), emprestado pelo Werder Bremen ao Volendam, é outro goleiro que esteve em evidência durante o mês de abril. O jovem foi responsável por segurar um empate (0-0) contra o Feyenoord ao realizar 11 defesas, evitando incríveis 3.65 expected goals! A temporada tem sido complicada (o Volendam é atualmente o vice-lanterna e ninguém recebeu mais chutes do que o jovem goleiro), mas a rodagem como titular, tão jovem, certamente é uma experiência que ajudará Backhaus se desenvolver mais.
Mio Backhaus realiza uma defesa a serviço do Volendam
Inglaterra
A presença de Kai Havertz (24) por aqui já virou rotina: o meia-atacante vive grande fase a serviço do Arsenal e tem contribuído constantemente com gols e assistências, além de todo seu trabalho sem bola. Presente nos seis jogos do clube inglês na Premier League durante abril, Havertz marcou quatro gols e distribuiu três assistências, voltando a demonstrar que merece a confiança do treinador Mikel Arteta. Na única oportunidade em que não criou diretamente um gol, o Arsenal foi derrotado e cedeu a vantagem ao Manchester City na briga pelo título. Kai foi também titular durante os confrontos contra o FC Bayern, quando acabou eliminado da Champions League.
Diante no Tottenham Hotspur, um clássico, Havertz fez talvez sua melhor exibição no mês, incluindo uma belíssima assistência para o inglês Bukayo Saka marcar o segundo gol da partida.
Após 200 dias fora dos gramados para tratar uma lesão muscular grave, finalmente Kevin Schade (22) voltou a jogar pelo Brentford. O jovem extremo tem sido integrado gradualmente ao time e entrou na reta final de três partidas da Premier League. 33 minutos totais foram suficientes para ele dar uma assistência contra o Sheffield United e marcar um gol diante do Luton Town. Esperamos que ele se mantenha saudável daqui para a frente.
Meia de 23 anos, Sjoeke Nüsken ajudou a equipe feminina do Chelsea a quebrar uma sequência impressionante: ao assistir o único gol da partida entre Chelsea e Barcelona, na Espanha, Nüsken foi responsável direta pela primeira derrota das espanholas em casa nos últimos cinco anos! Apesar desse feito histórico, a equipe inglesa acabou eliminada na partida de volta da Women's Champions League.
Polônia
Restando quatro rodadas para o fim da competição, a Ekstraklasa pode ter um desfecho emocionante: na quarta posição, cinco pontos atrás do líder, está o Górnik Zabrze, que conta com os alemães Lukas Podolski (38) e Lawrence Ennali (22). O jovem extremo, que conquistou um posto no time titular durante a segunda metade da temporada, deu uma assistência no confronto direto contra o Slask (3° colocado), marcou na vitória contra o LKS Lodz e fez também o gol de honra (de pênalti) em derrota diante do Legia Warszawa.
O gol diante do LKS Lodz contou com um drible desconcertante, já dentro da grande área adversária.
Suíça
Formado nas categorias de base do Hertha Berlin e com passagens por várias seleções de base da Alemanha, o extremo Anton Kade (20) tem sido um destaque positivo em mais uma temporada fraca do FC Basel. Suas contribuições no mês incluem uma exibição decisiva (gol e assistência em vitória por 2-1) contra o Servette e ele soma cinco gols e duas assistências na atual liga suíça, sendo o segundo jogador mais produtivo de todo o elenco.
Lukas Mai (24) é outro jogador formado na Alemanha (FC Bayern) e, assim como Kade, fez um mês digno de nota. O zagueiro, que destaca-se pela solidez no jogo aéreo e boa capacidade de passe, foi presença constante na linha defensiva do FC Lugano, que esteve intransponível em quatro dos cinco jogos realizados em abril. O título da Super League está distante (são seis pontos de vantagem para o líder Young Boys), mas Lukas terá a oportunidade de levantar um troféu pela copa nacional.
Lukas Mai, quando apresentado no FC Lugano - Foto: @FCLugano1908/X