OneFootball
Luiz Signor·08 de junho de 2026
🎥 Alguém um dia igualará? Fifa exalta Pelé, único atleta a vencer 3️⃣ Copas

In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
Luiz Signor·08 de junho de 2026

Faltam apenas três dias para o início da Copa do Mundo-2026.
E a Fifa exaltou ele, o Rei Pelé, já que o eterno camisa 10 é o único atleta a ter vencido três edições do torneio.
Será que algum jogador conseguirá igualar a marca do Rei? Opine!
Então com apenas 17 anos, Pelé foi uma das apostas do técnico Vicente Feola para o Mundial de 1958.
Já vinha de 41 gols com o Santos em 1957 e encerraria aquele histórico ano com 61 bolas na rede adversária.
O futuro Rei começou o Mundial da Suécia no banco, mas assumiu a titularidade no terceiro jogo (União Soviética) e fez toda a diferença no mata-mata.
Garantiu o 1 x 0 contra o País de Gales (gol no vídeo abaixo), marcou um hat-trick na semifinal contra a França de Just Fontaine e celebrou duas vezes na decisão contra os donos da casa.
Já consolidado e empilhando taças por um Santos histórico, Pelé brilhou na estreia brasileira em 1962, com gol e assistência diante do México.
Mas sofreu lesão contra a então Tchecoslováquia e não reuniu condições de voltar. Coube a Garrincha, Vavá e Amarildo liderarem o Brasil rumo ao bi.
Marcou uma vez na decepcionante campanha brasileira em 1966, que terminou com queda ainda na primeira fase.
E, depois, encerrou a dúvida que sequer disputaria o Mundial seguinte sem deixar dúvida de que era, de fato, o Rei do Futebol.
Até colaborou para aquela que é considerada a maior defesa da história:
Em um Brasil repleto de atletas que usavam a 10 em seus clubes (Pelé, Rivelino, Jairzinho, Tostão e Gérson), o Rei foi cerebral e letal.
Quatro gols e cinco assistências durante a épica campanha que terminou com um implacável 4 x 1 sobre a Itália na altitude da Cidade do México com direito a alta temperatura.

Pelé abriu o placar contra a Azzurra e teve participação decisiva para aquele que é considerado o gol coletivo mais bonito da história das Copas:
Nenhum outro jogador tem mais participações em gols pela Seleção em Copas que o Rei.
São 12 gols e nove assistências, totalizando 21.
Ronaldo com 18 (15 + três) e Ademir Menezes com 13 (nove + quatro) completam o Top-3.
O único em atividade no Top-10 é Neymar, de oito gols e três assistências.
Ele é o quinto colocado. Também está atrás de Rivaldo (oito + quatro) e Jairzinho (nove + dois).
Se Pelé reina na condição de única tricampeão na condição de atleta, a lista de jogadores que venceram dois Mundiais é grande:
Eraldo Monzeglio, Giovanni Ferrari, Giuseppe Meazza, Guido Masetti (1934 e 1938 com a Itália)
Bellini, Castilho, Didi, Djalma Santos, Garrincha, Gilmar, Mauro, Nilton Santos, Pepe, Vavá, Zagallo, Zito, Zózimo (1958 e 1962 com o Brasil)
Daniel Passarella (1978 e 1986 com a Argentina)
Cafu e Ronaldo (1994 e 2002 com o Brasil)
Mário Jorge Lobo Zagallo, cabe lembrar, venceu um total de quatro Copas. As duas já citadas em campo, a de 70 na condição de treinador e, depois, em 94 sendo o auxiliar de Parreira.
Fotos: Fifa







































