Amigo de Abel Ferreira, ex-coordenador do Sporting analisa Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes: ‘Vai fazer tudo para ter sucesso’ | OneFootball

Amigo de Abel Ferreira, ex-coordenador do Sporting analisa Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes: ‘Vai fazer tudo para ter sucesso’ | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Nosso Palestra

Nosso Palestra

·13 de junho de 2025

Amigo de Abel Ferreira, ex-coordenador do Sporting analisa Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes: ‘Vai fazer tudo para ter sucesso’

Imagem do artigo:Amigo de Abel Ferreira, ex-coordenador do Sporting analisa Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes: ‘Vai fazer tudo para ter sucesso’

Luís Dias foi um coordenador técinco que conhece o futebol português como poucos. Foram mais de duas décadas no Sporting e ajudou a formar atletas como Cristiano Ronaldo. Em uma das temporadas na base, trabalhou com Abel Ferreira, até então um jogador que havia acabado de encerrar a carreira por conta de lesões e que havia recentemente começado a carreira como treinador.

Mais de uma década após trabalharem juntos, Luís e Abel nutrem respeito e amizade. O ex-coordenador do Sporting conversou com a reportagem do NOSSO PALESTRA para falar sobre a disputa da Copa do Mundo de Clubes e do encontro entre Palmeiras e o tradicional Porto, de Portugal.


Vídeos OneFootball


Trabalho de Abel Ferreira

Luís analisou que o Abel Ferreira tem totais condições de realizar uma boa competição com o Palmeiras. Nas palavras do colega e ex-companheiro de Sporting, por ser um treinador de liderança terá personalidade para encarar um torneio diferente como a Copa do Mundo de Clubes.

– O Abel vai fazer tudo para ter sucesso como faz sempre. É um treinador que de grande liderança sobre o grupo, emocional com o grupo. –  Espero que obviamente ele tenha muita sorte neste torneio não só sendo amigo dele, mas toda a equipa técnica. Obviamente não tenho dúvidas que vai fazer uma preparação e uma avaliação dos adversários como sempre faz e vai fundamentalmente acreditar naquilo que é o seu processo.

Luís elogiou o Palmeiras e afirmou que a equipe passa por um ‘processo consolidado’, deixando o trabalho do treinador mais efetivo e menos prejudicial, sem ter que trabalhar na necessidade, como definiu.

– Neste momento o Palmeiras é um processo consolidado.  O Palmeiras consegue rendimento coletivo. Consegue ganhar títulos. Consegue integrar com qualidade jogadores da sua base. Não o faz por necessidades económicas. Portanto não necessita de vender um jogador para pagar o salário do mês seguinte. Isso permite ao Abel fazer uma introdução criteriosa dos jogadores na sua equipe principal.

O Palmeiras estreia neste domingo (15), na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 enfrentando justamente o Porto, de Portugal. A partida marca o início da campanha do Verdão no torneio, que reúne os melhores clubes do planeta no novo formato com 32 times. Além dos portugueses, o grupo A conta com Al-Alhy, do Egito, e Inter Miami, dos Estados Unidos.

– O Palmeiras vai aparecer, não tenho dúvida nenhuma. Vai aparecer em grande nível, vai fazer um bom torneio. Estou plenamente confiante que vai fazer um bom torneio, mas tem que olhar para o Porto. É uma equipe que tem crescido,  uma equipe que tem um treinador que quer mostrar resultados

Palmeiras X Porto

Luís acredita que Porto vem em uma crescente ao torneio, mesmo com uma temporada abaixo do normal, com a terceira colocação do Campeonato Português. Com troca de comando no meio da temporada, a equipe precisou se ajustar com o campeonato em andamento, mas encerrou a Liga Portuguesa com cinco vitórias nos últimos seis jogos.

– O Porto este ano foi uma época digamos que anormal para aquilo que é a tradição do clube enquanto equipe grande na Primeira Liga Portuguesa. –  Não iniciou bem o campeonato, acabou por trocar de treinador em meio a temporada, recorreu com a contratação de um treinador que veio da América do Sul e, portanto, sem currículo na Europa. Acho que tudo isso acabou por ser esta adaptação inicial não ser fácil. – Mas acabou melhor, nos últimos seis jogos o Porto acabou por fazer cinco vitórias, três das quais consecutivas.  Isso significa que o Porto vem ganhando alguma consistência e algumas melhorias no seu processo com este novo treinador.

Como arma para surpreender o Verdão, o escolhido foi Samu, atacante que estreou na Seleção da Espanha nesta Data Fifa.

– Samu é um jovem de 21 anos com muita qualidade, um jogador de seleção espanhola. Chegou ao profissional da Espanha através dos jogos que fez no Porto. Conseguiu 19 gols no campeonato português.

Por fim, Luís Dias analisou que clubes como Palmeiras, Flamengo e Botafogo estão no mesmo nível de Benfica, Sporting e Porto e destacou os avanços tecnológicos do futebol brasileiro como um todo.

– No ponto de vista daquilo que é a qualidade de trabalho e metodologia não há de diferenças de uma equipe de Flamengo ou Botafogo ou Palmeiras. Estão ao nível do Sporting, do Benfica e do Porto, das melhores equipes portuguesas não tenho dúvidas nenhumas. – As partes tecnológicas há muitos anos atrás na Europa era mais avançado do que no Brasil, que não era assim tão desenvolvido. Hoje em dia isso está passado. O Brasil tem excelentes CTs, tem excelentes corpos de staff, não só do ponto de vista dos técnicos,  mas tudo quanto seja depois: a parte dos psicólogos, nutricionistas, a parte médica, avaliação clínica tudo isso hoje em dia é muito explorado

Novo formato

Nesta temporada, a Fifa inaugura esse novo modelo de Mundial de clubes, no estilo Copa do Mundo, e o Palmeiras é o único clube a estar presente nos quatro formatos da competição. Em 1951, quando se sagrou campeão. Em 1999, quando enfrentou o Manchester United, e os dois últimos em 2020 e 2021.

Próximos jogos do Palmeiras

  • Palmeiras x Porto (POR) – Copa do Mundo de Clubes – 15/06 (domingo), 19h (de Brasília)
  • Palmeiras x Al Ahly (EGP) – Copa do Mundo de Clubes – 19/06 (quinta-feira), 13h (de Brasília)
  • Inter Miami x Palmeiras – Copa do Mundo de Clubes da FIFA – 23/6 (segunda-feira), 22h (de Brasília)
Saiba mais sobre o veículo