AMT ADIANTOU: Buta fará cirurgia no joelho e pode não jogar mais no São Paulo neste ano | OneFootball

AMT ADIANTOU: Buta fará cirurgia no joelho e pode não jogar mais no São Paulo neste ano | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·18 de setembro de 2026

AMT ADIANTOU: Buta fará cirurgia no joelho e pode não jogar mais no São Paulo neste ano

Imagem do artigo:AMT ADIANTOU: Buta fará cirurgia no joelho e pode não jogar mais no São Paulo neste ano

Como adiantou o AVANTE MEU TRICOLOR na última terça-feira (15), o lateral-direito Aurélio Buta passará por uma intervenção cirúrgica no joelho direito e não deve mais atuar pelo São Paulo na atual temporada.

O jogador português, de 29 anos, sofreu uma lesão no menisco durante a partida contra o Bragantino pelo Brasileirão, realizada no dia 29 de agosto no Morumbi, e teve a indicação de operação confirmada após exames detalhados.


Vídeos OneFootball


Durante o processo de tratamento conservador, o atleta chegou a ser reintegrado aos treinos no CT da Barra Funda, dando indícios de que retornaria aos relacionados. No entanto, o surgimento recorrente de dores na região impediu a sequência das atividades com o grupo.

Não teve jeito

Acometido pela persistência do incômodo no joelho, Buta buscou a avaliação de um especialista estrangeiro para uma segunda opinião médica, que ratificou a necessidade da cirurgia.

A junta médica optou, portanto, por submeter o defensor a uma artroscopia no joelho direito. A previsão de recuperação varia entre cinco e seis semanas, prazo que compromete sua utilização na reta final do ano.

Caso o cronograma de reabilitação seja cumprido sem intercorrências, o atleta poderá ficar à disposição da comissão técnica apenas para as rodadas derradeiras do Campeonato Brasileiro, a partir de novembro.

Já tinha histórico de lesões

A confirmação da baixa de Buta explica a movimentação rápida da diretoria tricolor no mercado para anunciar o jovem lateral-direito Pedro Lima, emprestado pelo Wolverhampton até o fim da temporada.

Contratado pelo São Paulo em julho deste ano, Aurélio Buta disputou apenas três partidas com a camisa são-paulina, sem registrar gols ou assistências. O defensor possui contrato de empréstimo até o meio de 2027, com cláusula de opção para renovação por mais 12 meses.

O histórico físico do lateral-direito reúne atenções desde o início de sua passagem. Antes de chegar ao Morumbi, Buta acumulava 683 dias de afastamento dos gramados ao longo da carreira em decorrência de lesões.

Em 2025, o jogador esteve próximo de se transferir para o Panathinaikos, da Grécia, em negociação frustrada após a imprensa local noticiar uma suposta reprovação nos exames médicos no joelho. Durante sua apresentação oficial no São Paulo, o atleta refutou publicamente a versão veiculada à época.

“Nunca houve problema nenhum. Tive uma lesão há quatro anos, mas vinha de uma temporada regular, sem problemas. Cheguei lá bem fisicamente. Creio que foi um desentendimento entre os clubes, coisas que não posso controlar, mas quero deixar claro que estava bem fisicamente e que isso são coisas falsas”, declarou o jogador na ocasião.

Sem Buta, Dorival Jr. tem a sua disposição para a posição o titular Lucas Ramón, o jovem Igor Felisberto, além do recém-contratado Pedro Lima, que já deve ir para o duelo contra o Internacional neste sábado (19).

Saiba mais sobre o veículo