Gazeta Esportiva.com
·30 de novembro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de novembro de 2023
Por André da Silva Costa
O São Paulo enfim pode descansar em 2023. Na última quarta-feira, o Tricolor derrotou o Bahia em Salvador com um gol marcado nos acréscimos por Caio Paulista e se livrou das últimas duas pendências neste Campeonato Brasileiro.
A primeira delas tem a ver com a péssima campanha como visitante. Com o resultado, a equipe de Dorival Júnior venceu a primeira partida fora de casa na competição e evitou passar em branco nos jogos longe do Morumbi. O time ainda é o dono do segundo pior retrospecto como visitante, acima apenas do lanterna e já rebaixado América-MG.
Outro objetivo atingido pelo São Paulo é a permanência na primeira divisão do futebol nacional. Matematicamente, o Tricolor ainda corria riscos de cair para a Série B antes de entrar em campo, mas eliminou qualquer possibilidade de queda com a vitória.
Sendo assim, a comissão técnica de Dorival pode começar a pensar na próxima temporada sem peso na consciência. Já garantido na Libertadores do ano que vem, com o título da Copa do Brasil, o time não disputa mais nada no Brasileiro, ainda que o treinador tenha garantido um grupo “motivado” nas rodadas finais.
No entanto, é prudente que o comandante comece a preservar alguns dos principais jogadores, visto que uma lesão na reta final do ano pode implicar em uma ausência na pré-temporada de 2024.
Este é o melhor momento para que o São Paulo dê espaço aos jovens e veja se eles reúnem condições de integrar o time principal no ano que vem. Das Crias de Cotia que já treinam diariamente com o elenco, os únicos que podem jogar são os atacantes William Gomes, de 17 anos, e Talles Costa, de 20.
O próximo jogo do Tricolor é contra o Atlético-MG, postulante ao título, em Belo Horizonte. As equipes se enfrentam neste sábado, às 21h (de Brasília), no Mineirão. O time encerra sua participação no torneio diante do Flamengo, na outra quarta-feira, no Morumbi.