Análise: Corinthians dá nó tático, mas sequência de vacilos custa dois pontos | OneFootball

Análise: Corinthians dá nó tático, mas sequência de vacilos custa dois pontos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·23 de janeiro de 2026

Análise: Corinthians dá nó tático, mas sequência de vacilos custa dois pontos

Imagem do artigo:Análise: Corinthians dá nó tático, mas sequência de vacilos custa dois pontos

O Corinthians jogou melhor e dominou a maior parte do clássico contra o Santos, nesta quinta-feira, pelo Campeonato Paulista, mas levou o gol de Gabigol nos minutos finais após uma sequência de vacilos e amargou um empate de 1 a 1. O Timão merecia mais na Vila Belmiro.

A partida começou equilibrada, mas o Corinthians logo tomou conta do jogo com direito a nó tático de Dorival Júnior em Vojvoda. O técnico povoou o meio-campo com Matheus Pereira no lugar de um atacante e dominou o clássico.


Vídeos OneFootball


A equipe do Parque São Jorge controlou o setor, tendo mais posse de bola, ganhando as primeiras e segundas bolas e envolvendo o Santos. O time perdeu a chance de abrir o placar em pênalti desperdiçado por Yuri Alberto, mas o atacante se redimiu minutos depois e colocou o Corinthians em vantagem.

Queda de ritmo

O Timão poderia ter feito o segundo e o terceiro, mas perdeu a oportunidade de ‘girar a faca’. A equipe começou a perder ritmo a partir da entrada de Rodrigo Garro, que fez sua estreia na temporada. O meia argentino entrou em outra rotação em relação aos demais e contribuiu para que o Corinthians perdesse o domínio do meio-campo.

Sequência de erros

A vitória parecia decretada, mas o Corinthians sofre o gol de empate do Santos em um sequência de vacilos.

Primeiro, Vitinho perde a bola no ataque e proporciona um contra-ataque ao Peixe. Em seguida, Charles não faz a falta em Robinho Jr. para ‘matar’ o contragolpe. Por fim, há o erro da arbitragem, que enxergou uma falta para lá de polêmica de Gustavo Henrique em Lautaro Díaz.

Gabigol cobrou com força e contou com uma quarta falha, de Hugo Souza. O goleiro bateu roupa no chute do camisa 9 do Santos e deixou a bola morrer no fundo das redes.

Cabeça erguida

O resultado é frustrante, mas a atuação é animadora. O teste com cinco meio-campistas e Yuri Alberto no comando de ataque funcionou, oferecendo mais uma alternativa para Dorival.

O treinador do Corinthians sabe que possui erros a serem corrigidos, mas enxerga evolução na equipe.

A equipe vem em um processo de evolução. Um detalhe ou outro nos tira a possibildiade de confirmar isso. A equipe se comporta bem, mas por um erro, um detalhe, não consegue o resultado. Isso gera uma desconfiança”, lamentou Dorival.

“Percebia desde o ano passado que a equipe vinha maturando, poderia alcançar resultados importantes, principalmente na Copa do Brasil. Precisamos de mais elementos para termos uma equipe mais forte, mais composta, para conseguirmos fazer alterações e manter o mesmo nível da equipe”, acrescentou.

Situação na tabela

Com o resultado na Vila, o Corinthians fica estacionado na sétima colocação da tabela do Estadual, com cinco pontos conquistados, e completa três jogos sem vencer. Até aqui, são dois empates, uma derrota e uma vitória.

Próximo jogo do Corinthians

  • Velo Clube x Corinthians (5ª rodada do Paulistão)
  • Data e horário: 25/01 (domingo), às 20h30 (de Brasília)
  • Local: Benitão, em Rio Claro (SP)
Saiba mais sobre o veículo