Gazeta Esportiva.com
·16 de fevereiro de 2026
Análise: Corinthians flerta com perigo, mas faz lição de casa e cumpre metas com vaga no Paulista

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 de fevereiro de 2026

O Corinthians flertou com o perigo na primeira fase do Campeonato Paulista, mas terminou classificado às quartas de final após vencer o São Bernardo por 1 a 0 no último domingo, fora de casa, pela última rodada do Estadual. Com uma equipe alternativa, o Timão passou longe de ter sua melhor atuação, mas soube fazer a lição de casa e ‘matou dois coelhos em uma cajadada só’ com a vaga no mata-mata.
O Timão esteve próximo, em certo momento do jogo, de ser eliminado. Um gol do Botafogo-SP mudaria o cenário do Alvinegro, que empatava com o São Bernardo. No entanto, André apareceu para ser o salvador alvinegro. O Filho do Terrão, que retornou de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo direto ao time titular, pareceu um veterano e foi às redes, aliviando os milhões de corações corintianos que temiam uma queda precoce.
Fato é que o Corinthians, além de conseguir a vaga nas quartas do Paulista, o fez rodando totalmente o elenco. O técnico Dorival Júnior foi praticamente obrigado a adotar o sistema de rodízio diante do calendário apertado e conseguiu fazê-lo com mais qualidade devido às peças contratadas pelo clube, que foram de suma importância para tal. A má notícia da noite ficou por conta da lesão de Yuri Alberto, que será reavaliado em breve.
O técnico Dorival Júnior vivia um dilema para a partida, uma vez que o Corinthians chegou à última rodada sem estar classificado ao mata-mata. Ainda assim, o treinador apostou em uma escalação mista, com grande parte dos jogadores reservas, para buscar a vaga nas quartas de final. Allan teve oportunidade de fazer sua estreia como titular, enquanto André voltou de lesão e também saiu jogando.
Mesmo com um time alternativo, o Corinthians começou a partida com mais posse de bola e criando as melhores oportunidades. Em uma delas, Garro quase abriu o placar de falta. Na sequência, foi a vez de Allan bater para fora após boa triangulação. Ainda que com peças diferentes, a equipe mostrou um entrosamento melhor do que o esperado e dominou as primeiras ações do duelo.
O Timão, entretanto, não conseguiu transformar o volume em gols e baixou o ritmo. O time alvinegro viu o São Bernardo crescer no jogo, ganhando mais embates no meio-campo. Os resultados dos outros clubes foram começando a aparecer com o decorrer da rodadas, e a equipe corintiana, que ainda poderia ser eliminada, não demonstrou urgência suficiente para encontrar o gol.
A queda de ritmo do Corinthians foi tamanha que, em uma desatenção geral da defesa, o São Bernardo abriu o placar em um cabeceio de Augusto após cobrança de falta. O zagueiro do rival, porém, estava em situação de impedimento, para sorte da defesa alvinegra. Depois de um bom início, o Timão pareceu se desencontrar no jogo, errando muitos passes no último terço do campo e sem criar triangulações e chances claras.
Em resumo, o Alvinegro teve altos e baixos na primeira etapa, mas não demonstrou muita preocupação com a possibilidade de deixar o campo com apenas um ponto. A equipe teve algumas oportunidades de abrir o placar, mas não converteu e ainda quase sofreu o gol em momento de desatenção coletiva. O time pareceu ‘desligar’ em momentos importantes e não soube aproveitar os espaços cedidos pelo adversário, indo ao intervalo com o empate.
Dorival voltou para o segundo tempo sem mudanças, como de costume. Assim como na primeira etapa, o Timão começou bem. Pareceu entender a necessidade de um bom resultado e mostrou um pouco mais de inspiração, dando sinais de que poderia abrir o placar se ‘martelasse’ mais o São Bernardo. Além disso, os jogadores passaram a apostar mais no individual, com chutes de fora e jogadas de um contra um.
O cenário da etapa final foi exatamente o mesmo do primeiro tempo. O Corinthians iniciou com ímpeto, mas teve uma queda de ritmo, mais natural devido ao desgaste. Dessa vez, porém, o time foi eficiente. Yuri Alberto, que saiu do banco de reservas, foi decisivo. O atacante deu a assistência ‘sem querer’ para André, que chegou batendo de primeira da entrada da área e guardou.
No restante da partida, o Timão soube controlar o jogo e pouco sofreu defensivamente. Garro ainda mostrou que vem recuperando a melhor forma, mas a vitória deixa um gostinho amargo pela lesão de Yuri Alberto. No fim das contas, apesar do centroavante machucado, o saldo da vitória sobre o São Bernardo ainda é positivo, sobretudo levando em consideração o resultado e a vaga nas quartas com um time alternativo.
Com o resultado, o Corinthians garantiu uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista. O Timão encerrou a primeira fase na quinta colocação, com 14 pontos conquistados – foram três vitórias, três empates e duas derrotas em oito rodadas.
Agora, com o novo formato do Paulistão, o Corinthians irá encarar a Portuguesa nas quartas de final, programadas para o próximo fim de semana. Data e horário do clássico ainda serão definidos pela FPF (Federação Paulista de Futebol), mas o mando será da Lusa, que terminou uma posição acima do Timão na primeira fase.









































