
Gazeta Esportiva.com
·02 de outubro de 2025
Análise: eficácia dá vitória cedo ao Palmeiras, que seca rivais para se manter próximo da liderança

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·02 de outubro de 2025
Por Victória Romanelli
O Palmeiras venceu o Vasco, com propriedade, nesta quarta-feira, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro e assumiu a vice-liderança. A vitória por 3 a 0, com gols de Flaco López (duas vezes) e Vitor Roque, no Allianz Parque, deixou o time de Abel Ferreira a dois pontos do Flamengo, que lidera o torneio.
Depois de fazer a lição de casa, o Verdão seca o Flamengo e o Cruzeiro, que se enfrentam nesta quinta-feira, no Maracanã. Na matemática, o empate seria melhor para o Alviverde. Se o Flamengo vencer, mantém a vantagem de cinco na ponta. Se o Cruzeiro levar a melhor, tira o Verdão da vice-liderança.
Contudo, com Cruzeiro x Flamengo terminado, o Palmeiras terá ainda dois jogos a menos que a Raposa e um a menos que o Rubro-Negro.
Antes da bola rolar, a expectativa estava sob a questão de quem Abel Ferreira escalaria na vaga de Lucas Evangelista, lesionado. O treinador decidiu manter o esquema tático e recuar Andreas Pereira para o lugar do camisa 30. Com uma vaga aberta, Raphael Veiga foi escolhido para ser titular. Embora não tenha tido atuação excepcional, foi protocolar e ainda deu assistência para o primeiro gol do jogo.
O treinador terá uma sequência pela frente para redefinir seu time ideal e sabe que tem peças para isso.
O Palmeiras precisava se recuperar depois da derrota para o Bahia que colocou fim a uma invencibilidade de 11 jogos na temporada. Do outro lado, o Vasco vinha invicto há sete jogos e havia ganhado do então vice-líder Cruzeiro, na última rodada.
Mas o Palmeiras não deu vez ao Cruzmaltino e matou o jogo antes dos 30 minutos do primeiro tempo. Letal no ataque, abriu o placar aos seis, com Flaco López. Cerca de dez minutos depois, o argentino aproveitou a trapalhada na defesa vascaína e fez mais um. Aos 23, deu assistência para o gol de Vitor Roque, que foi lançado em profundidade, nas costas da zaga rival. Léo Jardim não pôde fazer nada.
Pelo ritmo, parecia que o placar seria ainda mais elástico, mas foi administrando, principalmente na segunda etapa. O Palmeiras até criou mais chances de marcar, mas não conseguiu fazer. Abel aproveitou para mexer na equipe e tirar as peças principais para não correr riscos antes do Choque-Rei. O Vasco deu alguns sustos, mas parou em boas defesas de Weverton nos chutes de Andrés Gómez e Coutinho.
Com a vitória sobre o Vasco, o Palmeiras assumiu a vice-liderança, com 52 pontos. O Alviverde dorme na segunda posição já que o Cruzeiro, que tem 50, ainda joga nesta quinta-feira, contra o líder Flamengo, no Maracanã. O Verdão seca os rivais para se manter em segundo lugar e diminuir a distância para a ponta.
Jogo: São Paulo x Palmeiras Competição: Campeonato Brasileiro (27ª rodada) Data e horário: 5 de outubro de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília) Local: Morumbis, São Paulo (SP)
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo