Análise: estratégia de António Oliveira funciona e Corinthians vence Fluminense sem dificuldades | OneFootball

Análise: estratégia de António Oliveira funciona e Corinthians vence Fluminense sem dificuldades | OneFootball

Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·29 de abril de 2024

Análise: estratégia de António Oliveira funciona e Corinthians vence Fluminense sem dificuldades

Imagem do artigo:Análise: estratégia de António Oliveira funciona e Corinthians vence Fluminense sem dificuldades

Por Iúri Medeiros

O Corinthians foi muito superior ao Fluminense neste domingo, na Neo Química Arena. A estratégia utilizada por António Oliveira funcionou, a escalação se mostrou acertada, e o Timão enfim venceu seu primeiro compromisso no Campeonato Brasileiro. 3 a 0 sem sustos em Itaquera.


Vídeos OneFootball


A começar pela escalação, António fez o “simples”. Breno Bidon recuperou a vaga de titular no meio-campo e Wesley voltou a iniciar uma partida, aberto pelo lado esquerdo. Raul Gustavo sequer foi relacionado depois de sua expulsão contra o Argentinos Juniors e Cacá atuou ao lado de Félix Torres, já que Gustavo Henrique ainda se recupera de dengue.

Essas simples mudanças já fizeram o Corinthians ser mais competitivo. Mas além disso, a postura da equipe diante de um time com um modelo de jogo muito específico como o Fluminense foi essencial para o triunfo.

O Corinthians apostou em uma marcação alta e agressiva para recuperar bolas no campo de ataque. O Flu de Fernando Diniz, como é sabido, gosta de trocar passes na defesa, para atrair os adversários e gerar espaços para progredir. O Timão soube marcar de forma compacta, para não dar qualquer brecha de escape ao Tricolor Carioca.

Resultado: o Fluminense perdeu a posse diversas vezes no campo de defesa e o Corinthians soube aproveitar. Os dois primeiros gols, ambos marcados por Wesley, nasceram assim. O terceiro, anotado por Cacá,”fechou o caixão” do Flu, que não obteve respostas mesmo quando o Timão abaixou as linhas.

“É jogo de rato e gato. Temos nossa estratégia. Nos preparamos bem para o jogo, olhando para o adversário e o espaço que eles podem oferecer. Claro que tem muito a ver com a assertividade no plano estratégico, a agressividade que eles colocaram no jogo. Os jogadores foram fantásticos. Só um louco pensa que poderíamos pressionar o adversário daquele jeito todo jogo. Na segunda parte, tivemos que ter a capacidade de defender mais baixo, e vamos bem assim… Acho que acabamos de perceber uma superioridade do Corinthians ao longo de todo jogo”, comentou António Oliveira, em coletiva.

A vitória é muito importante para o Corinthians. O time não vencia e não marcava gol há quatro jogos, e vinha de três derrotas seguidas. O triunfo traz o mínimo de paz para o CT Dr. Joaquim Grava operar nos próximos dias.

Apesar da euforia, fica a ressalva que o plano de jogo para encarar o Fluminense é muito específico. Em grande parte das partidas na Arena, o Corinthians vai ter a responsabilidade de abrir defesas desde trás. E nesse cenário, o Timão de António Oliveira ainda precisa provar seu valor.

Saiba mais sobre o veículo