
Gazeta Esportiva.com
·28 de abril de 2025
Análise: goleada no Maracanã escancara dificuldades do Corinthians, e Dorival Jr. terá trabalho

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·28 de abril de 2025
Por Thais Bueno
O Corinthians foi totalmente exposto pelo Flamengo no último domingo. O Timão foi completamente dominado e derrotado pelo adversário carioca, por 4 a 0, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A goleada escancarou as dificuldades da equipe e deixou uma coisa clara: Dorival Júnior, caso venha a de fato comandar o Alvinegro, terá trabalho.
O interino optou por mandar a campo praticamente a mesma escalação que entrou em campo contra o Racing-URU, pela Sul-Americana, no meio de semana. Segundo Orlando Ribeiro, Romero teria a função de atuar como um quarto meio-campista para fechar os espaços. No entanto, a estratégia provou-se totalmente errada, uma vez que o Flamengo abriu o marcador aos quatro minutos de jogo.
Mais uma vez, o Timão voltou a sofrer com chutes de fora da área. Neste caso, Cebolinha teve tempo de pensar no que fazer antes de algum jogador dar o combate. O atacante cortou para o meio e bateu para o gol, abrindo o placar do que foi um passeio rubro-negro no Maracanã.
Depois do primeiro gol, o Corinthians até esboçou uma pequena melhora e passou a ficar mais com a bola. No entanto, em um erro de marcação, o Flamengo chegou ao segundo gol – novamente em finalização de fora da área. Raniele não desarmou Arrascaeta, que teve espaço para tentar o chute, e ampliou a vantagem dos donos da casa. Mais uma vez, houve zero combatividade por parte dos jogadores alvinegros.
O terceiro gol, por sua vez, veio em uma falha individual de Hugo Souza, que já não vinha fazendo um grande jogo. O goleiro errou o passe na saída de bola e viu Pedro interceptar. Com o gol completamente vazio, o camisa 9 do Flamengo só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. E logo depois disso, o Timão ainda perdeu seu melhor jogador: Memphis Depay deixou o campo sentindo dores e deu lugar a Igor Coronado.
Ao fim do primeiro tempo, o Corinthians estava abalado e entregue no Maracanã. Esperava-se, portanto, que Orlando Ribeiro promovesse alterações para, quem sabe, dar um novo ânimo à equipe. Contudo, isso não aconteceu. Sendo assim, os problemas do Timão persistiram. O meio-campo alvinegro dava muitas brechas ao do Flamengo, que tem muita qualidade técnica e se sobressai com espaço para jogar.
Além da passividade na marcação, o meio-campo corintiano também não foi capaz de fazer conexões com o ataque. Desse modo, mais uma vez, o Alvinegro criou pouquíssimas oportunidades de gol. Ao todo, foram oito finalizações, sendo somente duas no alvo. Yuri Alberto, no comando de ataque, ‘passou fome’, no vocabulário popular.
E se a atuação coletiva do Corinthians deixou a desejar, as atuações individuais também não ficam para trás. Muitos jogadores tiveram desempenhos ruins neste domingo, como André Ramalho, Gustavo Henrique, Raniele, Hugo Souza, entre outros. O resultado fez com o que Timão caísse para a 12ª posição, ficando com sete pontos.
A sensação que a goleada sofrida neste domingo deixa é que, caso os rivais pressionem um pouco mais, a defesa alvinegra pode desmoronar rapidamente. Dorival Júnior, de tal modo, terá muito trabalho para resolver os problemas do Timão, que não são poucos.
O Corinthians, agora, tenta recolher os cacos rapidamente, já que precisa voltar suas atenções para a disputa de outro torneio: a Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o Timão visita o Novorizontino, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, no jogo de ida da terceira fase.
Para o embate diante do Novorizontino, o Alvinegro vive a expectativa de contar com o técnico Dorival Júnior, que acertou os detalhes de sua chegada ao clube na última sexta-feira. O treinador ainda não foi anunciado oficialmente, mas esteve no Maracanã para acompanhar a partida deste domingo.
Ao vivo