Análise: Não dá para falar da Copinha sem citar os erros de arbitragem | OneFootball

Análise: Não dá para falar da Copinha sem citar os erros de arbitragem | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Nosso Palestra

Nosso Palestra

·14 de janeiro de 2026

Análise: Não dá para falar da Copinha sem citar os erros de arbitragem

Imagem do artigo:Análise: Não dá para falar da Copinha sem citar os erros de arbitragem

É impossível analisar a classificação do Palmeiras para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior sem falar de mais um erro gigantesco de arbitragem nesta edição de Copinha. O Verdão avançou na noite desta terça-feira (13) após triunfo nos pênaltis por 3 a 2 contra o Vitória depois de empate em 3 a 3 no tempo regulamentar. Os rivais reclamaram de uma cobrança que não teve o gol validado apesar de a bola parecer ter ultrapassado a linha e de um gol impedido ainda na primeira etapa.

A primeira polêmica aconteceu ainda no começo da partida e deu indícios que o jogo não seria tranquilo para a arbitragem. O Palmeiras abriu o marcador aos 7 minutos de jogo, com um cruzamento perfeito de André Lucas para Victor Gabriel desviar de – o atacante estava nitidamente impedido, mas, sem VAR, o gol foi validado. Veja o lance:


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Análise: Não dá para falar da Copinha sem citar os erros de arbitragem

Gol de Victor Gabriel, do Palmeiras, em partida contra o Vitória na Copinha foi irregular (Imagem: Reprodução/XSports)

Em um jogo que parecia que seria tenso, mas não tão eletrizante, Hiago empatou o duelo em Barueri, na segunda etapa. Mas o jogo reservou para o final o mais emocionante duelo até aqui da Copinha 2026.Aos 33, Gean arriscou de muito longe e virou para o Vitória, que viu Juan Gabriel deixar tudo igual novamente para o Palmeiras aos 35. Logo depois, aos 39, Alejandro recebeu na área e mandou no ângulo, fazendo o terceiro gol baiano na partida, porém, aos 41, Victor Gabriel recebeu cruzamento de Sorriso e novamente igualou o marcador, levando o duelo para os pênaltis.

Nas cobranças, uma polêmica: o Vitória reclamou que a cobrança de Gean (a terceira do time) teria entrado após defesa com os pés de Aranha. A arbitragem não deu o gol. Veja imagem abaixo:

Imagem do artigo:Análise: Não dá para falar da Copinha sem citar os erros de arbitragem

Lance polêmico em pênalti defendido por Aranha (Imagem: Rperodução/XSports)

No fim, vitória do Verdão na decisão de pênaltis por 3 a 2 – Kauã Lira, Victor Gabriel e Pimenta converteram as cobranças do Palmeiras. Juninho e Emerson fizeram para o Vitória. Sorriso e Robson erraram para o time palestrino, enquanto além do polêmico pênalti de Gean defendido por Aranha, Ruan Gabriel e Kauan Victor (ex-Palmeiras) pararam na trave. Classificação alviverde, com polêmicas.

Polêmica não é a primeira na Copinha

O erro está longe de ser a primeira polêmica envolvendo arbitragem nesta edição da Copinha. O primeiro jogo do Palmeiras ambém ficou marcado por um erro bizarro da arbitragem, quando Arthur, lateral-esquerdo alviverde, chutou de longe, a bola explodiu no travessão e passou longe de entrar na volta, mas auxiliar e árbitro deram gol. Foi o quarto na vitória por 4 a 2 sobre o Monte Roaima.

Imagem do artigo:Análise: Não dá para falar da Copinha sem citar os erros de arbitragem

Lance de gol validado pela arbitragem no duelo entre Palmeiras e Monte Rorraima-RR (Foto: Reprodução / Cazé TV)

Não é só em partidas do Palmeiras que erros acontecem. No empate em 1 a 1 entre Santa Cruz e Tuna Luso-PA,  o atacante do Santa Cruz partiu para o ataque em velocidade, mas adiantou muito a bola e viu defensor da equipe paraense, correr em direção a redonda.  No entanto, o jogador da Tuna tropeçou antes de tocar na bola e caiu no gramado, sozinho, deixando o atacante em posição confortável para balançar as redes. Seria o gol da virada, porém o árbitro da partida marcou falta, mesmo sem contato entre os jogadores.

Imagem do artigo:Análise: Não dá para falar da Copinha sem citar os erros de arbitragem

Gol anulado do Santa Cruz contra a Tuna Luso-PA após escorregão do zagueiro (Foto: Reprodução / FPF)

No Grupo 6, em Presidente Prudente, a partida entre Grêmio Prudente e Carajás, do Pará, também foi marcada por polêmica. Aos 35 minutos do segundo tempo, com o placar em 1 a 1, o time de Prudente promoveu três substituições, incluindo a saída do lateral Kayke, camisa 2, para a entrada de Raul, 20. No entanto, após deixar o gramado, Kayke retornou ao campo conduzido pela comissão técnica, após outro atleta ser sacado, evitando que a equipe ficasse com 12 jogadores.

Kayke participou diretamente da jogada que resultou no gol da virada, aos 50 minutos. A atuação, porém, motivou o Carajás a solicitar a impugnação da partida no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), sob a alegação de violação da Regra 3 do futebol, que proíbe o retorno de um jogador substituído ao campo sem autorização da arbitragem.

Imagem do artigo:Análise: Não dá para falar da Copinha sem citar os erros de arbitragem

Momento da suposta substituição de Kayke, camisa 2 do Grêmio Prudente (Foto:Reprodução / FPF)

Formação de arbitragem

Os erros nas categorias de base replicam aquilo que já ocorre no futebol profissional. Erros para todos os times.

Se a Copa São Paulo de Futebol Júnior é feita para formar jogadores, também forma árbitros – e mostra que o futuro da arbitragem deve seguir da mesma maneira que terminou 2025: em baixa.

Palmeiras pós classificação

Agora, o adversário do Palmeiras será o Flamengo-SP, que eliminou o Monte Roraima-RR na tarde desta terça-feira em Guarulhos. O confronto da terceira fase será na quinta-feira (15), na Arena Barueri, às 15h (de Brasília).

As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.

Veja próximos jogos do Palmeiras na Copinha:

  1. 15/01 – 15h (de Brasília) – Palmeiras x Flamengo-SP – terceira fase
Saiba mais sobre o veículo