Nosso Palestra
·06 de outubro de 2025
Análise: Palmeiras é resiliente em jogo histórico e mostra que lutará até o fim por título

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·06 de outubro de 2025
Se a defesa não vai bem, o ataque está lá para resolver. A máxima resumiu o que foi o Palmeiras neste domingo (5), diante do São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, no Morumbis.
A vitória por 3 a 2, de virada, foi de extrema importância para as pretensões de título do Verdão, mas acima de tudo mostrou a resiliência de um time que não desiste e segue na briga ponto a ponto com o Flamengo pela liderança da competição.
O time teve um sistema defensivo completamente irreconhecível na noite de domingo. Toda a linha defensiva palmeirense parou para ver Luciano receber lançamento de Marcos Antônio, driblar Weverton como quis e abrir o placar. O gol foi aos 14 e o domínio são-paulino seguiu depois disso.
Os três zagueiros são-paulinos só tiveram de se esforçar mais para parar Vitor Roque, o único dos palmeirenses que gerou algum incômodo ao rival. Raphael Veiga, lento, se entregou à marcação e facilitou a vida dos meio-campistas do São Paulo. Marcos Antônio, em especial, fez ótimo jogo. E Tapia, voluntarioso, foi premiado com um gol aos 34, empurrando cruzamento de Enzo Días.
Mas o segundo tempo foi do ataque palmeirense, que compensou uma partida ruim da defesa. Novamente inspiradíssima, a dupla Flaco-Roque foi fundamental para o triunfo do Palmeiras, que assume momentaneamente a liderança do Brasileirão. O paraguaio Sosa também brilhou ao marcar o gol da vitória.
Abel Ferreira promoveu três mudanças de uma vez na tentativa de reanimar o Verdão no intervalo: entraram Mauricio, Fuchs e Alan, nas vagas de Murilo, Veiga e Giay. As alterações surtiram efeito imediato e foi um dos fatores que alterou a dinâmica do jogo.
O Verdão pressionou e aos 24 minutos finalmente conseguiu descontar. Mauricio, que havia entrado no intervalo, fez boa jogada pela esquerda e cruzou com precisão na medida para Vitor Roque. O atacante se antecipou à marcação e cabeceou firme para o fundo das redes, sem chance para Rafael.
Aos 29 minutos, o Palmeiras chegou ao empate em grande estilo. Mauricio, novamente decisivo, arrancou pelo meio e encontrou Flaco López livre na entrada da área. O atacante dominou, girou rápido e finalizou rasteiro no canto, vencendo Rafael e deixando tudo igual: 2 a 2 no Morumbis!
Aos 44 minutos, o Palmeiras coroou a reação com uma virada histórica no Morumbis. Em nova jogada pelo lado esquerdo, Aníbal Moreno recebeu e fez o cruzamento preciso na área, para Sosa aparecer e virar.
O torcedor pôde respirar aliviado. E pôde comemorar o fato de ver uma equipe que não vai desistir de brigar pelo até a última rodada.
Agora só restam 13 finais para serem disputadas, e as próximas duas serão páreos dificílimos, em que o elenco terá que provar mais uma vez que está pronto para levantar mais um troféu.
E não há tempo para descanso. A 27ª rodada do Brasileirão só será disputada depois da Data Fifa. O São Paulo descansa na Data Fifa, mas o Palmeiras, não. Entra em campo sábado, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque para disputar jogo atrasado da 12ª rodada contra o Juventude.
Palmeiras x Juventude – Campeonato Brasileiro – 11/10 (sábado), 19h (de Brasília)