Gazeta Esportiva.com
·08 de dezembro de 2025
Análise: Palmeiras encerra ano sem títulos com vitória e cabeça em 2026

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·08 de dezembro de 2025

Por Victória Romanelli
O Palmeiras encerrou a temporada de 2025 com uma vitória por 3 a 1 sobre o Ceará, neste domingo, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Abel Ferreira, com a cabeça já em 2026, decidiu poupar a maioria de seus titulares e mandou a campo um time considerado reserva.
Gustavo Gómez, Murilo, Andreas Pereira e Vitor Roque foram poupados da viagem. Piquerez e Raphael Veiga, suspensos, já não jogariam de qualquer forma. Enquanto isso, Carlos Miguel, Khellven e Allan começaram no banco. Apenas o último teve minutos.
Aos 45 minutos do segundo tempo da temporada, o treinador ainda teve tempo de fazer seus últimos testes com atletas que têm seu espaço no time questionado, muitas vezes. Boa notícia foi a atuação de Larson, que ganhou sua primeira chance como profissional. Mesmo ainda sem sequência, mostrou credencial para ser um “reforço” para Abel no próximo ano.
O Verdão começou o jogo com Sosa perdendo grande chance de abrir o placar após bom passe de Larson. O Ceará abriu o placar, com Pedro Raul, que apareceu sozinho na área. Facundo Torres, porém, deixou tudo igual, aos 16, após passe de Bruno Fuchs. A virada veio na segunda etapa. Sosa se redimiu da chance perdida e marcou de falta. Flaco López, por fim, fechou seu melhor ano pelo Palmeiras, marcando o terceiro gol, seu 25° na temporada, com assistência de Jefté.
O resultado garantiu ao Palmeiras os 76 pontos no Brasileirão. Com isso, o Verdão registrou a melhor campanha de um vice em Brasileiros com 20 clubes, formato adotado desde 2006, superando a campanha do Santos, em 2019. Enquanto isso, o Ceará foi rebaixado também devido à combinação de outros resultados da rodada.
A apenas três pontos do campeão, o Palmeiras encerra o Brasileiro com a sensação de que podia mais. De fato, competiu até o fim, mas ficou devendo na hora de medir forças com rivais mais fortes, do G6, por exemplo, e principalmente nos confrontos diretos com o Flamengo.
O time de Abel Ferreira tira as lições para 2026, e o treinador tenta, na virada para a próxima temporada, internalizar nos atletas mais jovens em termos de tempo de clube o espírito vencedor. Após passar o ano em branco, o Palmeiras volta para 2026 querendo dar uma resposta e provar o valor de seu investimento de quase R$ 700 milhões para a reformulação do elenco.
O Palmeiras entra de férias a partir desta segunda-feira e, após a reapresentação, passa a pensar na temporada de 2026. Em janeiro, o Verdão estreia no Campeonato Paulista, contra a Portuguesa. O duelo está previsto para acontecer no dia 11 de janeiro, fora de casa.









































