Nosso Palestra
·06 de janeiro de 2026
Análise: Palmeiras sente com ausência na estreia da Copinha, mas faz partida muito abaixo do esperado

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·06 de janeiro de 2026

O Palmeiras estreou com vitória por 4 a 2 sobre o Monte Roraima nesta segunda-feira (5), na Arena Barueri, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Muito desfalcado, equipe sentiu o peso da ausência de nomes titulares da equipe que não entraram em campo por estarem treinando com o time profissional.
Sem o zagueiro Benedetti, o meia Larson e os atacantes Erick Belé e Riquelme, a equipe perdeu parte de sua espinha dorsal – o quarteto está inscrito na Copinha, mas está com o time principal neste início de temporada. Além deles, o atacante Luighi e o meia Luis Pacheco sequer estão na lista, e também integram o time de cima. O lateral-direito Gilberto, por sua vez, foi negociado com o Athletico-PR poucos dias antes da estreia e se tornou baixa.
Naturalmente, a equipe sentiu. Com uma formação inicial que nunca atuou lado a lado, foram frequentes os erros de passe, principalmente no primeiro tempo. Apesar de abrir o placar logo aos três minutos, com Saboia, o cenário que indicava domínio alviverde, se tornou de instabilidade logo em seguida. o Monte Roraima surpreendeu pouco depois, aos nove, quando Thiago aproveitou cobrança de falta e empatou de cabeça, deixando o confronto aberto.
Com maior posse de bola e volume ofensivo, o Palmeiras passou a pressionar, mas parou no nervosismo. Do outro lado, o Monte Roraima quase virou em chance clara de Juan, que driblou o goleiro Aranha, mas finalizou para fora.
Mesmo considerando os desfalques e o contexto de time sem entrosamento, muito pouco para um time do tamanho e qualidade do Palmeiras, que, mesmo com dificuldades, fez valer a diferença física e tática, intensificou a pressão na segunda etapa e retomou a vantagem aos 11 minutos. Aos 18, o time palestrino ampliou com Victor Gabriel, que subiu livre para cabecear após cruzamento preciso de Arthur.
Ainda deu tempo de mais uma oscilação. Aos 29, o time adversário descontou em gol de falta, mas no lance seguinte Arthur deixou o Palmeiras novamente com dois gols de vantagem, em gol com erro de arbotragem. O lateral-esquerdo chutou de longe, a bola pegou no travessão e pingou fora do gol, mas foi assinalado pela arbitragem. Erro grotesto. 4 a 2 placar final.
Com o resultado, o Palmeiras assume a liderança do grupo 27, com três pontos, ao lado do Remo, também com três após bater o Batalhão-TO por 2 a 0, mas liderando pelo número de gols marcados.
Agora, o Verdão volta a campo na próxima quinta-feira (8) contra o Batalhão-TO, às 19h30 (de Brasília) na Arena Barueri pela segunda rodada da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.









































