Gazeta Esportiva.com
·17 de março de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de março de 2024
Por Victória Romanelli
O Palmeiras não deixou a Ponte Preta jogar o duelo das quartas de final do Campeonato Paulista. No último sábado, o Verdão contou com noite inspirada de Flaco López e aplicou uma goleada por 5 a 1 no adversário. O argentino marcou três, enquanto Murilo e Piquerez fizeram os outros dois. Com isso, o Verdão avançou à semifinal do Estadual e, embora Abel evite cravar o favoritismo, sua equipe chega como forte candidata ao título.
No papel e na prática o Palmeiras era mais forte que a Ponte Preta. E, a equipe mandante escancarou isso logo nos primeiros minutos de jogo, quando Flaco López aproveitou o cruzamento de Piquerez e cabeceou para o gol. Mesmo superior, o Palmeiras sabia que do outro lado tinha um time que garantiu a vaga na última rodada e ainda conseguiu importantes vitórias contra Corinthians e São Paulo.
O gol logo cedo deu confiança e tranquilidade para o Palmeiras impor seu jogo e construir o resultado. Nessa partida, o técnico Abel Ferreira voltou a escalar o trio de zaga com Luan, Murilo e Marcos Rocha, esquema que o treinador abriu mão nas últimas rodadas. Apesar da mudança, o time funcionou bem e parecia saber bem o que fazer dentro de campo.
Não só a defesa que funcionou. Na frente, o Palmeiras contou com noite inspirada de Flaco López, que quase acertou tudo o que tentou. Mais calmo na cara do gol, o camisa 42 aproveitou o bom passe de Endrick, aos 18 e ampliou para o Verdão. A equipe alviverde, que em outros momentos viu um 2 a 0 ser o resultado perigoso, seguiu pressionando a Ponte Preta para buscar o terceiro. O rival quase não esboçava reação. Aproveitando muito bem a bola aérea, Murilo fez o terceiro gol do Palmeiras antes do intervalo.
No segundo tempo, a postura do Verdão foi semelhante à inicial. Mayke, que retornou em boa fase depois de se recuperar de lesão também brilhou. O lateral chegou bem pelas beiradas em profundidade e deu o cruzamento para Piquerez marcar o quarto gol. O uruguaio furou numa primeira tentativa com o pé direito, mas depois ajeitou no pé certo e estufou a rede para coroar sua boa atuação. Raphael Veiga chegou a acertar uma bola na trave de Pedro Rocha.
Flaco López terminou sua noite com um hat-trick. Em mais uma chegada pelo lado direito, Mayke cruzou na área e Flaco apareceu livre na segunda trave para empurrar a bola para o fundo do gol. Antes, ele tinha tido uma outra oportunidade, mas acabou parando em defesa do goleiro pontepretano. Uma tentativa de reação da Ponte aconteceu tarde demais. Nas bolas paradas, que eram as saídas para o time de Campinas, que ficou preso na marcação do Palmeiras e teve que se contentar com uma média de 39% de posse de bola, a Macaca fez seu único gol. Renato mandou direto, a bola desviou na barreira do Palmeiras e morreu no fundo do gol de Weverton.
A tendência, nessa fase decisiva, é que a dificuldade aumente tanto pelos adversários quanto pelo peso do jogo. O Palmeiras conseguiu aproveitar sua superioridade diante da Ponte e chega forte para a semifinal. E, fica portanto, um alerta, novamente para a equipe no fim do jogo, que acabou sofrendo um gol no apagar das luzes. Cada vez menos erros podem ser cometidos.
O Palmeiras terá um período livre nesta semana para focar em seu adversário da semifinal, que será conhecido neste domingo após as disputas dos outros três jogos. A próxima fase do Paulistão acontece no dia 27 de março, depois da Data Fifa.