Análise: Palmeiras tem noite de pouca inspiração e sofre derrota merecida para o Mirassol | OneFootball

Análise: Palmeiras tem noite de pouca inspiração e sofre derrota merecida para o Mirassol | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·10 de novembro de 2025

Análise: Palmeiras tem noite de pouca inspiração e sofre derrota merecida para o Mirassol

Imagem do artigo:Análise: Palmeiras tem noite de pouca inspiração e sofre derrota merecida para o Mirassol

Por Thais Bueno

O Palmeiras teve uma noite de pouca inspiração ofensiva e defensiva e perdeu merecidamente para o Mirassol, por 2 a 1, no último domingo. O Verdão passou longe de repetir o desempenho mostrado anteriormente e decepcionou no Estádio José Maria de Campos Maia. A equipe ainda viu a vantagem sobre o Flamengo desmoronar ao fim da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Vídeos OneFootball


O técnico Abel Ferreira manteve a base da escalação e promoveu mudanças pontuais no time titular. Murilo retomou a vaga na defesa, assim como Felipe Anderson no ataque e Aníbal Moreno no meio-campo. A principal novidade foi a titularidade de Allan após a semifinal da Libertadores.

O Palmeiras encontrou dificuldades claras no início do jogo no Estádio Campos Maia e precisou rever sua estratégia após levar um gol relâmpago. Lucas Ramon passou por Felipe Anderson e a marcação do Verdão deu todo o espaço para Gabriel dominar e finalizar, superando Carlos Miguel. Para um time que sempre entra tão concentrado, a postura alviverde destoou do comum.

Com o gol sofrido cedo, esperava-se que o Palmeiras teria uma postura mais agressiva na busca pelo empate, o que acabou não acontecendo nos primeiros 25 minutos – sobretudo pelo entendimento tático do Mirassol, que controlou a posse de bola e soube se portar defensivamente, anulando muito bem os atacantes do Verdão.

No entanto, o Alviverde, em um lance de bola parada, deixou tudo igual no marcador. Em cobrança de escanteio, Walter saiu do gol e socou a bola. Allan tocou de cabeça na meia-lua e a bola ficou viva na área. Vitor Roque virou uma bicicleta e fez um belo gol, empatando o jogo para o Verdão.

Merecidamente, o Verdão ainda voltou a ficar atrás no placar nos acréscimos e foi para o intervalo em desvantagem. Reinaldo cobrou lateral para dentro da área e a defesa do Palmeiras assistiu João Victor subir sozinho no meio da área e cabecear para o fundo das redes. Mais uma falha defensiva da equipe visitante no jogo.

O Palmeiras apresentou um futebol pobre no primeiro tempo. A equipe palmeirense sofreu muito defensivamente e cedeu oportunidades claras ao Mirassol – só não levou mais gols por duas grandes defesas de Carlos Miguel. O time alviverde deu campo para os donos da casa jogarem e sequer chegou ao campo de ataque, tendo atuação muito apagada na etapa inicial.

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para o segundo tempo com duas mudanças de Abel: Bruno Fuchs entrou no lugar de Murilo, que vinha abaixo na marcação. Já no ataque, Sosa assumiu a posição que foi inicialmente de Felipe Anderson, uma vez que o camisa 7 foi extremamente discreto no jogo. Além disso, Allan passou a atuar mais centralizado. Com isso, o Verdão passou a mostrar um pouco mais de agressividade no ataque.

Ainda assim, faltou inspiração ao Palmeiras, que deixou a desejar no setor de criação. Para tentar solucionar o problema, Abel tornou a equipe mais ofensiva, tirando um volante e um lateral para trazer dois meias mais criativos: saíram Aníbal Moreno e Khellven para as entradas de Veiga e Mauricio. O sistema passou a ser com três zagueiros, com Allan e Mauricio como alas.

As trocas do treinador, porém, não surtiram grande efeito. Até os 35 minutos do segundo tempo, o Verdão ficou mais com a posse, mas ainda sem criatividade. As principais jogadas da equipe se resumiram a cruzamentos na área, mas Flaco López não estava inspirado. Defensivamente, o time sofreu menos, apenas em razão do menor volume ofensivo do Mirassol.

O Palmeiras, de modo geral, esteve irreconhecível e mereceu perder para o Mirassol, que cada vez mais mostra suas credenciais na Série A. O Verdão, agora, precisará recolher os cacos antes de enfrentar o Santos no clássico agendado para este fim de semana.

Situação na tabela

Com o resultado, o Palmeiras se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro, mas viu o Flamengo voltar a igualar sua pontuação. O Verdão soma 68 pontos e segue no topo pelos critérios de desempate – tem uma vitória a mais que o Rubro-Negro, que bateu o Santos por 3 a 2 na rodada.

  1. Palmeiras: líder, com 68 pontos (21 vitórias, cinco empates e seis derrotas)

Próximos jogos do Palmeiras

  1. Santos x Palmeiras (jogo atrasado da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 15 de novembro de 2025 (sábado), às 21h (de Brasília)
  3. Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
  1. Palmeiras x Vitória (jogo adiantado da 37ª rodada)
  2. Data e horário: 19 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
  3. Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Saiba mais sobre o veículo