Nosso Palestra
·31 de julho de 2025
Análise: Palmeiras vê jogo ser decidido em erro de arbitragem, mas desatenção custa caro

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·31 de julho de 2025
Não tem como analisar a derrota do Palmeiras para o Corinthians nesta quarta-feira (30) sem falar da arbitragem, que anulou gol questionável da equipe de Abel Ferreira aos 36 minutos do segundo tempo. Mas é preciso, sim, separar a polêmica da desatenção da equipe palmeirense no gol adversário.
O Corinthians foi mais letal e venceu o Palmeiras por 1 a 0 no confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil na Neo Química Arena, em uma das poucas chances que teve para marcar. Após desperdiçar pênalti com Yuri Alberto na primeira etapa, Depay aproveitou a única chance clara do segundo tempo pelo lado do adversário para largar na frente.
A equipe corinthiana pouco conseguiu chegar à meta de Weverton, até perder o zagueiro Bruno Fuchs, por lesão, aos 27 minutos da etapa final. Micael entrou frio e falhou em um lance crucial. Três minutos após sua entrada, o zagueiro fez falta boba na intermediária, viu o adversário bater rápido e Matheuzinho cruzar para Memphis Depay, subir sozinho e fazer 1 a 0 na Neo Química Arena, aos 32.
O jogo, no entanto, foi marcado por polêmica de arbitragem em um gol anulado do Verdão. Aos 36 minutos da etapa final, o Palmeiras balançou as redes em lance de bola parada com Maurício, mas o VAR apontou impedimento de Gustavo Gómez no lance – o zagueiro ajeitou a bola para o camisa 18 marcar em belo chute.
No lance, o VAR, comandado por Bráulio da Silva Machado, traçou a linha no cotovelo de Gustavo Gómez. A imagem, no entanto, em baixa qualidade pelo zoom realizado pela arbitragem de vídeo torna a jogada inconclusiva. Veja abaixo.
O lance acontece dois dias após a CBF acenar com a implementação do impedimento semiautomático na elite do futebol brasileiro. O sistema de impedimento acaba com lances inconclusivos como este da partida desta na Neo Química Arena.
Sobre o lance polêmico da partida, Abel Ferreira buscou não ser tão direto, tentando se esquivar do assunto, mas deu sua opinião sobre o VAR no Brasil:
-É frustrante. Sempre o VAR a intervir… é o VAR que apita, que decide, que marcou o pênalti, que tirou o gol. Todo mundo olhou para a linha. Eu olhei para o frame e a bola ainda está no ar. -Não estou triste pelo resultado ou pelo desempenho, mas sim pelo que vejo na televisão. E é difícil, porque trabalhamos sério, somos honestos. Quando olhamos para as imagens… enfim, seguimos – comentou.
Popularizado na Copa do Mundo de 2022, o impedimento semiautomático já ganhou forma na Europa, com ligas como a Premier League e a Champions o utilizando em todas as suas partidas.
O duelo será definido nos 90 minutos finais, no jogo de volta. O Palmeiras precisa de uma vitória por dois gols de diferença para se classificar – um triunfo por um gol leva a decisão aos pênaltis. O Corinthians joga pelo empate.
Antes disso, o Verdão entra em campo pelo Campeonato Brasileiro. A equipe de Abel Ferreira enfrenta o Vitória, às 19h30 (de Brasília), fora de casa, no Barradão. A equipe é o terceiro colocado no campeonato nacional.