Gazeta Esportiva.com
·16 de janeiro de 2026
Análise: São Paulo dá sinal de vida com brilho de Luciano e ganha respiro em meio à crise

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 de janeiro de 2026

O São Paulo contou com o brilho de Luciano para dar um sinal de vida e vencer o São Bernardo por 1 a 0 na noite da última quinta-feira, no Morumbis, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Dentro de campo, o Tricolor ganhou um respiro importante em meio à crise política no cenário externo e pode seguir trabalhando para blindar o vestiário, com foco no desempenho e nos resultados.
Diante da necessidade de buscar a vitória após uma estreia decepcionante, o técnico Hernán Crespo promoveu mudanças radicais na escalação do São Paulo. O treinador alterou o sistema 3-5-2- para um 4-3-3 e apostou em setores mais móveis, com dois laterais, Lucas como uma espécie de meia-atacante e três atacantes de velocidade: Ferreirinha, Lucca e Tapia.
O andamento da partida foi muito prejudicado pela chuva torrencial que caiu no Morumbis desde às 17h (de Brasília) e permaneceu por boa parte dos 90 minutos. O gramado molhado prejudicou e muito a troca de passes e as tentativas de triangulação da equipe são-paulina. Apesar disso, o time se mostrou mais ofensivo e teve uma mudança de postura em relação à estreia, quase abrindo o placar aos 17 minutos.
As principais chances do São Bernardo foram em finalizações de fora da área. O São Paulo deixou muito espaço para os adversários arriscarem, sentindo falta do combate de um volante ou da dupla de zaga. Apesar disso, a equipe sofreu muito pouco em termos defensivos. O rival não foi efetivo nas trocas de passes e claramente também enfrentou problemas com o gramado encharcado.
Ainda assim, esperava-se mais de um time com quatro atacantes em campo — o Tricolor fez pouco para quem precisava da vitória. Mesmo com muita mobilidade e movimentação, sobretudo do garoto Lucca, o São Paulo passou longe de empilhar chances criadas e finalizações na primeira etapa. Apenas nos minutos finais, o Tricolor cresceu de volume e pisou mais no campo de ataque, aproveitando os lados do campo com Lucca e Ferreirinha.
O São Paulo voltou desorganizado defensivamente para o segundo e só não levou o gol porque Rafael estava lá para salvar. Arboleda e Sabino não se entenderam, e a bola passou limpa para Victor Andrade, que finalizou de dentro da área. O goleiro espalmou para escanteio e evitou o que seria uma crise em campo para o Tricolor. Logo depois, os donos da casa responderam e imprimiram maior intensidade no ataque.
A chuva não deu trégua no Morumbis e seguiu castigando os jogadores. O jogo não reservou grandes emoções, mas o São Paulo voltou a pisar no campo de ataque, sobretudo pelos lados do campo. Por volta dos 20 minutos, Crespo deu maior poder de área para o time tricolor, promovendo a entrada de Luciano e o retorno de Calleri, recuperado de uma grave lesão no joelho, após nove meses.
O São Paulo mostrou um pouco mais do que na derrota por 3 a 0 para o Mirassol, mas ainda deixou muito a desejar. O time pareceu sentir o peso da curta pré-temporada e ainda não encontrou o ritmo ideal. Diante das circustâncias, esse parecia ser o típico jogo que poderia ser decidido pela qualidade individual — e foi exatamente isso que aconteceu. Luciano chamou a responsabilidade e tirou um coelho da cartola, acertando um bonito chute no ângulo e dando a vitória aos donos da casa.
Foi desta forma que o Tricolor conseguiu sua primeira vitória na temporada. Ainda que não tenha sido um grande jogo, os comandados de Hernán Crespo deram uma resposta após a postura pífia na primeira rodada e reviveram a esperança dos torcedores, que torcem por um ano melhor do que o anterior.
Ao vivo









































