Gazeta Esportiva.com
·30 de setembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de setembro de 2024
Por Victória Romanelli
O São Paulo conquistou importante vitória neste domingo ao bater o Corinthians, por 3 a 1, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Lucas Moura, Arboleda e André Silva fizeram para o Tricolor, enquanto Yuri Alberto marcou para o rival. O bom placar, porém, não reflete o que foi o jogo em sim, principalmente para o lado são-paulino.
O Corinthians começou a partida com certa vantagem, enquanto o São Paulo ainda parecia estar se ambientando ao jogo. E precisava “acordar” o mais rápido possível. Em um vacilo de Luciano, o rival quase abriu o placar, mas Rafinha evitou. Aos poucos, o Tricolor foi equilibrando a partida e teve a primeira oportunidade em jogada de Lucas Moura. O camisa 10 colocou na cabeça de Rato, mas o meia cabeceou em cima de Cacá.
Desde a primeira etapa, o contexto do jogo desenhou-se favorável para o São Paulo. O Tricolor abriu o placar com uma penalidade convertida por Lucas Moura. No lance que originou o gol, Calleri avançou na área em velocidade e sofreu dura entrada de Fagner, que havia sido amarelado minutos antes. O árbitro foi até o VAR, assinalou a infração e deu o segundo amarelo para o lateral corintiano.
Com a vantagem numérica, esperava-se um São Paulo mais ativo, o que não foi necessariamente o que aconteceu. O Tricolor sofreu uma pressão do rival, que tentava roubar a bola desde o campo de defesa. Aos 17 minutos, André Ramalho deu uma cotovelada em Luciano e acabou expulso. Minutos depois, Arboleda aproveitou o cruzamento de Rato e mandou para o fundo do gol.
Mas, nem mesmo isso deixou o jogo com cara de resolvido para o São Paulo, que viu o rival ter boas investidas e diminuir o placar com Yuri Alberto. O Tricolor não soube aproveitar sua vantagem para ter vida mais tranquila e seguia se precipitando nas jogadas. Com as caras de duas mudanças feita por Zubeldía na partida, o São Paulo ampliou e, aí sim, matou o jogo. Nos acréscimos, André Silva recebeu de Ferraresi e sacramentou a vitória.
O tom dos discursos de atletas e comissão (Zubeldía) do São Paulo deixou claro o quanto o Tricolor ainda sente a eliminação na Libertadores. O treinador tem razão, sim, ao dizer que clássico apenas se vence, sem necessidade de maiores análises. Mas, o time tem, pela frente, a missão de brigar pelo G4 do Brasileirão. E, para seguir firme na luta, tem que mostrar algo a mais.
“Desfruto de maneira distinta, mas hoje é um clássico importante. O clássico não se analisa muito, se ganha. Carregar energia, desfrutar da vitória no clássico para que em um alinha caricia a alma para que siga”, avaliou Zubeldía.
O Tricolor, agora, tem 47 pontos e fica na quinta posição. Com foco voltado totalmente ao Brasileiro, a partir de agora, o São Paulo ganhou a semana livre para se preparar para o próximo confronto, que será no sábado, contra o Cuiabá. As equipes se enfrentam às 19 horas (de Brasília), na Arena Pantanal.