
Gazeta Esportiva.com
·17 de outubro de 2025
Análise: São Paulo preocupa após data FIFA e dá indícios de que fim de ano pode ser frustrante

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de outubro de 2025
O São Paulo foi derrotado pelo Grêmio nesta quinta-feira, por 2 a 0, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, e preocupou pelo desempenho que teve ao longo dos 90 minutos mesmo após 11 dias para descansar e treinar por causa da paralisação das competições para a data FIFA de outubro.
Imaginava-se que o longo período sem jogos seria benéfico ao São Paulo, que vinha de uma sequência negativa na temporada, agravada pela eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores, mas o que se viu em campo foi um time desconexo, espaçado e sem nenhuma criatividade.
É verdade que os primeiros 30 minutos do jogo foram de domínio completo do São Paulo. Gonzalo Tapia foi a principal ameaça ofensiva da equipe comandada por Hernán Crespo, mas faltou capricho para concluir as jogadas de uma melhor forma e abrir o placar.
Como que não faz, toma, o Grêmio abriu o placar na reta final do primeiro tempo e a partir daí cresceu no jogo, passando a levar perigo à meta são-paulina com muito mais frequência e obrigando o goleiro Rafael a fazer grandes defesas para evitar uma derrota mais elástica.
Os altos e baixos do São Paulo ao longo da partida desta quinta-feira preocupam. Nem mesmo a presença de Lucas Moura, acionado no segundo tempo, foi capaz de levantar o moral do time, que teve muitas dificuldades para criar qualquer jogada de perigo na etapa complementar.
Lucas, aliás, ainda está longe de sua forma física ideal. Falta ritmo de jogo e agilidade ao camisa 7 são-paulino, que, se estiver bem, será fundamental para que a equipe possa alcançar o último objetivo do ano, que é se classificar para a Libertadores de 2026.
O desempenho recente já preocupava, mas a atuação em Porto Alegre, mesmo após 11 dias de pausa, dá indícios de que o fim de temporada do São Paulo será frustrante. A torcida, que chegou a sonhar com o tetracampeonato da Libertadores, pode ter de lidar com o fato de seu time ficar de fora da próxima edição do torneio. Se manter o nível apresentado contra o Grêmio, será apenas questão de tempo para que isso se confirme.