Ceará Sporting Club
·21 de janeiro de 2026
Analista de Desempenho, Rennato Bennata conclui Licença PRO de Treinador de Futebol da CBF Academy

In partnership with
Yahoo sportsCeará Sporting Club
·21 de janeiro de 2026


Reprodução
O analista de desempenho Rennato Bennata concluiu nesta segunda-feira, 19, a Licença PRO de Treinador de Futebol da CBF Academy. O profissional passou 15 dias na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), vivenciando aulas teóricas e práticas com diversos treinadores do futebol brasileiro, como PC Gusmão, que passou pelo Ceará como técnico e coordenador.
Com a conclusão da Licença PRO de Treinador de Futebol, Rennato está entre um grupo seleto de analistas de desempenho com esta certificação. Além desta, o profissional de 39 anos possui a Licença PRO de Analista de Desempenho. Bennata ainda carrega no currículo o Curso de Gestão de Futebol. Todas as especializações foram realizadas na CBF Academy, onde também atua como professor.
"A Licença PRO é uma certificação que me credencia para trabalhar junto a comissões de alto nível. Ela me ajuda a pensar fora da caixa do analista, a fazer minhas atividades com o pensamento do treinador. É importante para estarmos nos capacitando, mantendo essa rotina de capacitação continuada dentro das funções que desenvolvemos dentro do departamento de futebol", iniciou.
"Essa conclusão é especial, é um marco do mais alto nível de licença da CBF. Me possibilitará a manter um trabalho em alto nível aqui mesmo no clube e também a desenvolver novos profissionais dentro dos cursos da CBF Academy", finalizou.
A experiência na Licença PRO da CBF permitiu o profissional do Vozão a ter troca com profissionais de renome do futebol brasileiro, como o técnico Filipe Luís, do Flamengo, e o analista Bruno Baquete, da Seleção Brasileira. Durante o período do curso, o integrante do DIMAS ainda apresentou o trabalho desenvolvido em Porangabuçu.
No Ceará desde 2024, Rennato compõe a equipe de analistas de desempenho ao lado de Alcino Rodrigues e André Maranhão. Juntos, trabalham lado a lado com a comissão técnica de Mozart, estudando os adversários e os trabalhos desenvolvidos pelo treinador.







































