Andebol: Abrahamsson com 19 defesas cimenta triunfo do FC Porto sobre o Elverum (25-29) | OneFootball

Andebol: Abrahamsson com 19 defesas cimenta triunfo do FC Porto sobre o Elverum (25-29) | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·12 de novembro de 2025

Andebol: Abrahamsson com 19 defesas cimenta triunfo do FC Porto sobre o Elverum (25-29)

Imagem do artigo:Andebol: Abrahamsson com 19 defesas cimenta triunfo do FC Porto sobre o Elverum (25-29)

O FC Porto terminou invicto a primeira volta da fase de grupos da European League de andebol: esta terça-feira derrotou o Elverum na Noruega por 25-29 e assegurou o primeiro lugar do Grupo D, apenas com vitórias.

A vitória teve como figura decisiva o guarda-redes Sebastian Abrahamsson, que somou 19 defesas e apresentou uma eficácia de 44%, erguendo a barreira defensiva de que os dragões precisavam.


Vídeos OneFootball


O sueco de 35 anos impôs-se desde cedo, defendendo sete dos primeiros oito remates dos anfitriões – quatro desses livres de sete metros – permitindo ao FC Porto adiantar-se no marcador (1-4). O Elverum não se intimidou e, aos 21 minutos, restabeleceu o empate (8-8), que só foi desfeito pela inspiração de Thorsteinn Gunnarsson, que ajudou a equipa portuguesa a ir para o intervalo a vencer por 12-14.

Ciente da ameaça adversária, o FC Porto entrou na segunda parte decidido a fechar o jogo e, com um parcial de cinco golos sem resposta, quase conseguiu esse propósito. Aos 37 minutos, os dragões já venciam por 12-19, novamente por intermédio de Gunnarsson, e nem o desconto de tempo solicitado pelo Elverum travou o ímpeto portista. Abrahamsson manteve-se também entre os protagonistas do encontro.

Aos 20 minutos, Vasco Costa marcou para 14-20, mas alguma passividade do FC Porto facilitou a reação dos noruegueses, com Benjamin Berg a reduzir a diferença para apenas dois golos (18-20).

Após mais de seis minutos sem marcar pelos azuis e brancos, António Martínez acabou por fazer dois golos consecutivos, devolvendo alguma tranquilidade à equipa orientada por Magnus Andersson, que, apesar disso, não cedeu a qualquer descontrolo. O Elverum nunca baixou os braços e vendeu caro os dois pontos, que mantêm os dragões no topo da classificação antes do encontro da segunda volta, já na próxima terça-feira, frente ao mesmo rival, desta vez no Dragão Arena.

Antes disso, o mesmo palco recebe já no sábado (18h00) a receção ao Benfica, referente à 11.ª jornada do Campeonato Nacional.

Saiba mais sobre o veículo