Portal dos Dragões
·16 de fevereiro de 2025
André Villas-Boas respeita desejo de Pinto da Costa e não estará no funeral

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 de fevereiro de 2025
André Villas-Boas anunciou que não irá comparecer às cerimónias fúnebres de Pinto da Costa, em cumprimento do desejo manifestado pelo antigo presidente do FC Porto em seu livro Azul até ao Fim. “Foi uma palavra direta e clara, e pretendo respeitá-la. Assim será também se o cortejo fúnebre se dirigir ao Dragão”, declarou Villas-Boas, ao deixar o Estádio do Algarve, após a vitória sobre o Farense.
Embora não esteja presente, o presidente do FC Porto sublinhou a influência de Pinto da Costa no clube e garantiu que a equipa irá prestar uma homenagem: “A equipa irá prestar homenagem ao chegar ao Porto e, amanhã, também estará presente no funeral. Ele será sempre o presidente dos presidentes.”
O FC Porto ofereceu o Estádio do Dragão para acolher a urna, mas a decisão final pertence à família. Villas-Boas mencionou que o cortejo fúnebre irá passar pelo estádio e expressou o desejo de que Pinto da Costa possa ser levado para a sua última morada: “Gostaríamos muito que entrasse e que o presidente estivesse no estádio que ajudou a construir, ao som do hino do FC Porto nesse instante.”
Reconhecendo o momento de luto para toda a nação portista, especialmente para a sua família, Villas-Boas pediu que se desse espaço a Joana e Alexandre para que tomem as decisões que considerem adequadas para o seu pai. Ele também mencionou à imprensa que o cortejo fúnebre irá passar pelo Dragão, após descer a Alameda: “Gostaríamos muito que entrasse e que o presidente estivesse no estádio que ajudou a construir, ao som do hino do FC Porto nesse momento. É a maior homenagem que podemos prestar.”