Andrés Sanchez solicita afastamento dos conselhos do Corinthians após denúncia do Ministério Público | OneFootball

Andrés Sanchez solicita afastamento dos conselhos do Corinthians após denúncia do Ministério Público | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·15 de outubro de 2025

Andrés Sanchez solicita afastamento dos conselhos do Corinthians após denúncia do Ministério Público

Imagem do artigo:Andrés Sanchez solicita afastamento dos conselhos do Corinthians após denúncia do Ministério Público
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Logo após ser denunciado pelo Ministério Público por crimes de apropriação indébita, lavagem de dinheiro e falsidade de documento tributário, o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, se afastou dos Conselhos Deliberativo e de Orientação do clube até a conclusão do caso. A informação foi apurada pela Central do Timão.

Por ter sido presidente do Corinthians, Andrés Sanchez ocupa o cargo de conselheiro vitalício e é membro nato do Cori. Com o pedido de afastamento, ele não participará das atividades nem do CD nem do Cori. Por meio de sua defesa, o ex-mandatário também divulgou nota oficial.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Andrés Sanchez solicita afastamento dos conselhos do Corinthians após denúncia do Ministério Público

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

“A defesa de Andrés Navarro Sanchez, representada pelo advogado Fernando José da Costa, informa que foi surpreendida com o oferecimento de uma denúncia distribuída em apartado, sem juntada ao procedimento investigatório ao qual possui acesso. O teor da acusação só se tornou conhecido após coletiva de imprensa convocada pelo promotor responsável, que anunciou a denúncia por supostos delitos de apropriação indébita, crimes tributários e lavagem de capitais. A defesa destaca, desde já, a inépcia da peça acusatória e o evidente excesso na imputação, reiterando que a inocência de Andrés será comprovada ao longo do processo, agora presidido pelo imparcial Poder Judiciário”, escreveu.

É importante lembrar que o Ministério Público já havia solicitado, em setembro, o afastamento temporário de Andrés Sanchez para evitar que ele influenciasse medidas internas do clube. O MP-SP também requisitou o afastamento de Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo, que continuam sendo investigados.

Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, confirmou o pedido de afastamento de Andrés Sanchez: “A Presidência do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista informa que o ex-presidente Andrés Sanchez pediu afastamento do Conselho Deliberativo, onde tem a posição de Conselheiro Vitalício, e do CORI, onde é membro nato, na tarde desta quarta-feira (15), por tempo indeterminado, para que possa se defender das denúncias oferecidas pelo Ministério Público. Esclareço que o afastamento foi acolhido por mim, sem necessidade de deliberação do plenário.”

Além de Andrés Sanchez, o superintendente financeiro Roberto Gavioli também foi denunciado por apropriação indébita e lavagem de dinheiro. Ele já foi afastado pelo clube, que comunicou a decisão em nota oficial.

O MP-SP afirma que Andrés Sanchez utilizou R$ 480 mil do Corinthians, em valores atualizados pela inflação, para uso pessoal. Entre os gastos estão desde despesas em postos de gasolina até viagens.

Desde agosto, o Corinthians tem sido alvo das investigações conduzidas pelo MP-SP, que apura as administrações dos ex-presidentes Andrés Sanchez (em seu segundo mandato, de 2018 a 2020), Duilio Monteiro Alves (de 2021 a 2023) e Augusto Melo (de janeiro de 2024 a maio de 2025) no Parque São Jorge.

Inicialmente, apenas Andrés e Duilio eram investigados — o primeiro pelo suposto uso do cartão corporativo do clube para fins pessoais, e o segundo por uma série de despesas que somaram R$ 80 mil em apenas 40 dias de gestão. Posteriormente, a administração de Augusto Melo também passou a ser incluída nas apurações.

O Ministério Público, inclusive, chegou a solicitar o afastamento temporário dos três ex-presidentes de todos os colegiados do clube até o término das investigações, com o objetivo de evitar qualquer tipo de influência nos processos internos. O Conselho de Orientação (Cori) recomendou ainda a abertura de um processo interno contra Andrés.

Além dos ex-presidentes, o Corinthians também tem colaborado com as investigações. Na condição de testemunhas, o atual presidente Osmar Stabile e o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, foram ouvidos pelo MP-SP. O clube também enviou ao órgão uma série de documentos solicitados, referentes aos gastos realizados nas três gestões analisadas.

Confira na íntegra a nota de Romeu Tuma Júnior sobre o afastamento de Andrés Sanchez:

A Presidência do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista informa que o ex-presidente Andrés Sanchez pediu afastamento do Conselho Deliberativo, onde tem a posição de Conselheiro Vitalício, e do CORI, onde é membro nato, na tarde desta quarta-feira (15), por tempo indeterminado, para que possa se defender das denúncias oferecidas pelo Ministério Público.

Esclareço que o afastamento foi acolhido por mim, sem necessidade de deliberação do plenário.

Informo ainda que a Comissão de Justiça do CD dará seguimento à apuração do caso do uso do cartão corporativo, ouvindo inclusive os ex-diretores e presidentes de órgãos fiscalizadores do clube à época das gestões de 2018 para cá.

Atenciosamente,Romeu Tuma JuniorPresidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista

Veja mais:

Imagem do artigo:Andrés Sanchez solicita afastamento dos conselhos do Corinthians após denúncia do Ministério Público

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo