Trivela
·01 de março de 2023
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·01 de março de 2023
A Copa da França está entre as competições europeias mais propensas a surpresas. O Paris Saint-Germain até dominou o torneio ao longo da última década, mas mesmo assim alguns azarões das divisões de acesso continuaram pintando nas fases finais. E se a hegemonia parisiense caiu mais recentemente, as chances de um campeão diferente aumentam bastante, ainda mais numa edição em que a maioria dos favoritos derrapa. Nesta quarta-feira, foram definidos os quatro semifinalistas. O Nantes chega como o atual campeão e o Lyon também carrega boa dose de tradição, apesar do jejum de dez anos, enquanto o Toulouse tenta um troféu que sua cidade não fatura desde 1957. Já o maior rótulo de zebra vai para o Annecy, da segundona, responsável por eliminar o Olympique de Marseille nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no Vélodrome.
O Olympique de Marseille vinha embalado por eliminar o PSG na fase anterior e era claro favorito no Vélodrome contra o Annecy, décimo colocado da Ligue 2. Contudo, a zebra andou solta na Provença. Jordan Veretout fechou o primeiro tempo com vantagem para os marselheses, mas Dion Moise Sahi e Kevin Mouanga viraram no segundo tempo para os azarões. Alexis Sánchez perdeu um pênalti aos 40 da etapa final e o empate só surgiu aos 51, com o garoto François Régis Mughe. A promessa de 18 anos acertou um lindo toque por cobertura, quase sem ângulo (mas meio sem querer) e chorou na comemoração.
Contudo, a reação do Olympique pouco adiantou: nos penais, o Annecy ganhou por 7 a 6. Foram necessárias 16 cobranças até que a parada se resolvesse, com uma batida para fora de Leonardo Balerdi. Esta parecia uma oportunidade para o Olympique de Marseille, que não leva a Copa da França desde 1989. O Annecy, por sua vez, não aparecia nas quartas de final do torneio desde 1942 e pela primeira vez se coloca entre os quatro melhores.
A rodada da Copa da França seria marcada por várias homenagens a Just Fontaine, falecido nesta quarta-feira. Uma das ações mais bonitas aconteceu no estádio do Toulouse. O ex-centroavante casou-se com uma habitante da cidade e morou por lá durante quase 60 anos. Chegou a ser técnico dos violetas e também olheiro nos primeiros anos a partir da fundação da agremiação. Em campo, o time correspondeu ao golear por 6 a 1 o Rodez, da segunda divisão. Os quatro primeiros gols saíram em 21 minutos. O TFC nunca disputou a final da Copa da França, embora outro Toulouse extinto da cidade tenha alcançado o troféu em 1957.
Já o Nantes venceu o duelo mais duro da rodada e honrou a condição de atual campeão. Os Canários receberam o Lens no Estádio de La Beaujoire (sem torcida por punição) e conseguiram se impor contra um oponente em melhor temporada na Ligue 1, pelo placar de 2 a 1. O Sang et Or até saiu na frente, com um gol de Seko Fofana. A reação dos auriverdes dependeu de Andy Delort, com dois gols de pênalti. O Nantes ainda precisou suportar a pressão do Lens, que insistiu até o final e mandou bola na trave, mas sem achar o empate.
Na terça-feira, o Lyon havia se classificado ao derrotar o Grenoble. Numa temporada ruim dos Gones na Ligue 1, a Copa da França surge como um atalho para buscar uma vaga na Liga Europa. Os próximos confrontos ainda serão definidos por sorteio.
Ao vivo