Trétis
·26 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·26 de novembro de 2024
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) desmembrou as duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O Athletico entra em campo, após o confronto contra o Fluminense no próximo domingo (1), nos dias 4 e 8 de dezembro, contra Bragantino e Atlético-MG, respectivamente.
O Furacão, por mais que aliviado após vitórias em casa contra Atlético-MG (1 a 0) e Atlético-GO (2 a 0), ainda briga contra o rebaixamento no Brasileirão. Com 41 pontos, precisa somar apenas mais quatro, em 12, para atingir o número mágico de 45 pontos e escapar matematicamente.
Mesmo assim, com apenas mais uma vitória o Athletico pode garantir vaga na Série A de 2025. Segundo o departamento de matemática da UFMG, times que atingirem 43 pontos tem apenas 13% de chance de rebaixamento. Com mais um, chances caem para 4%. Hoje, o Furacão tem 7% de chance de cair.
Próximos dois jogos são confrontos diretos contra Fluminense (três pontos atrás) e Bragantino (quatro pontos atrás).
Caso o Atlético-MG vença a Libertadores, com final marcada para o próximo sábado (30) contra o Botafogo, a última rodada do Brasileirão perde muito em importância. Não apenas pelo título e garantia de vaga na Libertadores para o Galo, mas também pois a disputa da primeira partida do Mundial de Clubes da FIFA está marcada para 12 de dezembro, apenas quatro dias depois.
Partida entre os xarás não terá torcida, pela punição sofrida pelo Atlético-MG após cenas lamentáveis protagonizadas na Arena MRV, na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo.
Para essa partida, o Galo terá um dia a mais para descansar, uma vez que enfrenta o Vasco em São Januário na quarta-feira (4) pela trigésima sétima rodada.