Portal dos Dragões
·04 de fevereiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·04 de fevereiro de 2025
Martín Anselmi fez uma análise da performance do FC Porto após o empate, enfatizando as melhorias na construção do jogo e na intensidade competitiva da equipa. Apesar dos erros que afetaram o resultado, o treinador argentino manifestou confiança na evolução do grupo, assegurando que o caminho seguido é o adequado.
O treinador do FC Porto realçou o bom início do jogo, onde notou progressos em comparação com a última partida na Europa. “Entrámos muito bem na partida, com uma simetria que incluía Gonçalo na direita e Mora como interior, tentando dar profundidade. Observei uma melhoria na criação, em comparação com o jogo europeu. Recuperámos a posse, mostramos intensidade e poderíamos ter marcado antes”, afirmou.
Entretanto, os erros na defesa acabaram por afetar a equipa. “Cometemos um erro e o adversário ficou em vantagem sem ter sequer penetrado a nossa área. Conseguimos o empate a partir de uma bola parada, mas voltámos a errar e acabámos por sofrer novamente”, lamentou. Apesar disso, Anselmi acredita que a atitude foi positiva: “Quero que a equipa competia sempre e o FC Porto competiu. Não aprecio empatar, mas a jogar assim, vamos vencer mais frequentemente.”
Anselmi evitou críticas explícitas à arbitragem, mas manifestou alguma frustração com o critério disciplinar e com as decisões dentro da área. “Senti que em determinados momentos recebemos muitas faltas e nas primeiras que cometemos, fomos punidos rapidamente. Houve algumas situações polémicas na área. No jogo anterior, foi marcado um penálti por um toque entre o peito e a mão, com o braço aberto, e hoje ocorreu algo semelhante. Não percebo bem o critério, mas não controlo a arbitragem, controlo a minha equipa.”
Relativamente às falhas individuais que afetaram o resultado, Anselmi partilhou a sua abordagem em relação ao erro dentro do balneário. “O erro é uma parte do futebol. Valorizamos a construção de forma organizada, à procura de vantagens que aumentem a probabilidade de marcar. No entanto, há sempre um risco. Vou apoiar os meus jogadores, isso é parte do jogo”, assegurou.
O treinador do FC Porto enfatizou que prefere corrigir a tomada de decisão dos jogadores em vez de se concentrar apenas na execução técnica. “Corrigir um gesto técnico é complicado. Não joguei futebol, como posso corrigir se não tenho essa capacidade? No entanto, posso corrigir a tomada de decisão para que esta seja a mais adequada. Otávio cometeu um erro com a bola, foi um gesto técnico. O Nehuén fixou-se em demasia. Pagámos um preço alto, mas a única forma de evoluir é continuar a trabalhar”, concluiu.
O FC Porto está agora concentrado nos desafios que se avizinham, com Anselmi confiante de que a equipa está a evoluir e pronta para mudar o ciclo de resultados.