Jogada10
·30 de janeiro de 2026
Anselmi atinge marca importante em menos de um mês no Botafogo

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·30 de janeiro de 2026

Sob as ordens de Martín Anselmi, o elenco do Botafogo se apresentou no dia 4 de janeiro, no Espaço Lonier. Ou seja, o jovem treinador rosarino tem menos de um mês no Mais Tradicional, tempo suficiente, porém, para o comandante da equipe alvinegra estabelecer uma marca importante neste início de trabalho. A goleada sobre o Cruzeiro por 4 a 0, na última quinta-feira (29), no Estádio Nilton Santos, pela rodada 1 do Campeonato Brasileiro, só reforçou uma tendência positiva do técnico argentino.
Pela primeira vez desde que saiu do modelo associativo para o de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), em março de 2022, o clube conta com um treinador que assegurou um aproveitamento de 100% nos três primeiros embates. Nem o aclamado Artur Jorge, considerado o melhor da história, teve um início tão avassalador. Com Anselmi, no Carioca e Brasileirão, o Alvinegro mostrou autoridade no tapetinho, passando por Volta Redonda, Bangu e Cruzeiro. Sete gols marcados e nenhum sofrido, números convincentes e difíceis de serem superados pelos sucessores.
Apesar de tantos predicados alvissareiros e um triunfo mastodôntico sobre um dos postulantes ao título brasileiro, Martín Anselmi não se ilude e sabe que trilhará um caminho muito árduo em 2026. Primeiro, por conta da falta de profundidade do elenco, conforme o próprio treinador argentino já frisou. Há também o ambiente de incertezas das tensões nos bastidores da SAF, inclusive, sem previsão de trégua ou prazo para acabar.

Anselmi não descansa um minuto à beira do campo – Foto: Vitor Silva/Botafogo
“Precisamos ter os pés no chão e entender que o campeonato é muito longo. O importante, assim, é competir jogo a jogo. E, para competir, você precisa entender o que ocorre no jogo, lance a lance. Contra o Cruzeiro, tivemos muitos momentos com boa pressão, que conseguimos criar situações de gol. Mas também tivemos momentos em que sofremos juntos, porque o rival tem qualidade e dominou nos últimos 15 minutos do primeiro tempo. Corrigimos no intervalo, mudamos algumas coisas. Voltamos a sofrer, fizemos algumas trocas que surtiram efeito”, analisou Anselmi ao ser questionado pela equipe de reportagem do Jogada10.
Em contrapartida, Martín Anselmi também é consciente do apetite do grupo que tem nas mãos. A missão do rosarino, no Mais Tradicional, é moldar, então, um plantel que briga até o último instante. Este é o primeiro passo para construir um time com mentalidade vencedora.
“Os jogadores do Botafogo estão sempre prestando atenção, focados no trabalho. É um prazer comandá-los. Nesse primeiro jogo, era importante ganhar, mas também é importante para um técnico que chega a um país novo ter a classe dos jogadores que disponho. Eles fazem minha tarefa ser muito mais fácil. É mérito deles lutar como lutam, jogar como jogam e serem valentes para atuarem da nossa forma, porque não é simples”, agregou o técnico bielsista.
Luis Castro (março de 2022 a junho de 2023)
Botafogo 1 x 3 Corinthians Ceará 0 x 2 Botafogo Goianiense 1 x 1 Botafogo
Bruno Lage (julho a outubro de 2023)
Botafogo 1 x 1 Patronato (ARG) Santos 2 x 2 Botafogo Botafogo 4 x 1 Coritiba
Lucio Flavio (outubro a novembro de 2023)
Tiago Nunes (novembro de 2023 a fevereiro de 2024)
Fortaleza 2 x 2 Botafogo Botafogo 1 x 1 Santos Coritiba 1 x 1 Botafogo
Artur Jorge (abril a dezembro de 2024)
Renato Paiva (março a junho de 2025)
Davide Ancelotti (julho a dezembro de 2025)
Vasco 0 x 2 Botafogo Botafogo 0 x 0 Vitória Sport 0 x 1 Botafogo
Martín Anselmi
*O J10 não leva em consideração os interinos








































