Antiga promessa do FC Porto não tem dúvidas: “Rodrigo Mora é um fora de série” | OneFootball

Antiga promessa do FC Porto não tem dúvidas: “Rodrigo Mora é um fora de série” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·16 de setembro de 2025

Antiga promessa do FC Porto não tem dúvidas: “Rodrigo Mora é um fora de série”

Imagem do artigo:Antiga promessa do FC Porto não tem dúvidas: “Rodrigo Mora é um fora de série”

Do Porto à Finlândia. O mercado de transferências de verão alterou o percurso de Adramane Cassamá, lateral esquerdo guineense que fez a sua estreia, na passada segunda-feira, pela seleção principal do seu país. Depois de dois anos a envergar a camisola do FC Porto, com presenças na equipa B e nos juniores, Cassamá deixou a Invicta para aceitar a proposta do AC Oulu e mostrou-se contente com a escolha efetuada.

“Alcancei um verdadeiro sonho. Desde criança, quando brincava com os meus amigos, pensava na possibilidade de representar a seleção do meu país. Era algo que pensei fosse inatingível mas nunca desisti de lutar. Partilho essa conquista com os meus familiares, os meus amigos e todos aqueles que nunca desistiram de mim e que sempre partilharam este sonho comigo. Foi um dia mágico. Estou muito feliz por poder ter chegado a este patamar. Agora tenho de continuar a trabalhar para manter o nível e para somar mais convocatórias. Quanto à seleção, acredito que temos um futuro de qualidade pela frente, se continuarmos a trabalhar”, começou por dizer Cassamá em entrevista exclusiva ao Portal dos Dragões.


Vídeos OneFootball


As memórias do Olival

O defesa de 21 anos recorda com apreço o período no FC Porto e os «muitos jovens» de «grande nível» com quem conviveu, reconhecendo, contudo, que nem tudo correu como desejado durante a sua passagem pelos dragões.

“A passagem em Portugal e no FC Porto foi muito importante para mim. Foi um verdadeiro marco na minha carreira e retirei muitas aprendizagens. Partilhei o balneário com muitos jogadores de grande nível, com muitos jovens que vão atingir o topo do futebol internacional e procurei aprender com todos eles. Há coisas que correram menos bem mas prefiro focar-me nas coisas boas. O FC Porto abriu-me as portas da Europa e ajudou-me a ser mais completo”, garantiu Adramane Cassamá, não deixando de particularizar os casos mais marcantes.

“O Rodrigo Mora é um jogador fora de série. Tem muito talento e vai marcar uma geração. O Vasco Sousa é outro bom jogador. Teve algum azar com a lesão na época passada, mas acredito que possa conquistar o seu espaço no Moreirense, nesta época”, vincou o agora internacional pela Guiné Bissau, que foi ainda convidado a comentar os casos de Dinis Rodrigues e Martim Fernandes, jovens laterais formados no Olival.

“São dois bons jogadores, bons colegas e com muita margem de futuro. Acredito que possam ter um papel importante no futuro do clube”, vaticinou Cassamá que não hesitou na hora de nomear Marcus e Mora como os jogadores que mais o impressionaram.

Feliz na Finlândia até… janeiro

Diferentemente de Portugal e da maioria dos campeonatos europeus, a época na Finlândia está a meio e só termina no final do ano; em janeiro, Cassamá admite reavaliar os seus planos.

“Estou feliz na Finlândia. Precisava de ter este desafio na minha carreira. Desafiar-me num contexto distinto, ao mesmo tempo em que tenho possibilidade de jogar com mais regularidade. Quero continuar a afirmar-me. Quanto ao futuro, sonho chegar a um grande clube na Europa e afirmar-me. Vou continuar a trabalhar para isso”, explicou o jogador, antes de rematar.

“Para já, tenho contrato aqui no clube… o objetivo passa por continuar a ajudar a equipa a alcançar os objetivos. Sei que tem havido cobiça de vários clubes. Mas para já o foco passa por terminar bem a época. Depois logo se vê”, concluiu Adramane Cassamá nesta entrevista ao Portal dos Dragões.

Fica assim concluída uma etapa de dois anos no FC Porto, durante a qual registou um total de 26 jogos, após chegar proveniente do Bissau e Benfica.

Saiba mais sobre o veículo