Glorioso 1904
·01 de dezembro de 2025
Antigo Estádio da Luz celebra data especial antes do dérbi Benfica - Sporting

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·01 de dezembro de 2025

O antigo Estádio da Luz celebra 71 anos da sua inauguração. Foi precisamente a 1 de dezembro de 1954 que a velha Catedral encarnada abriu portas pela primeira vez, concretizando, 50 anos mais tarde, o sonho idealizado por Cosme Damião, fundador do Benfica.
A inauguração do antigo Estádio da Luz também colocou um ponto final na jornada nómada que o Benfica realizava desde a data de fundação, 28 de fevereiro de 1904. Até ao importante dia de 1954, as águias, ao longo das décadas, foram “obrigadas” a jogar em recintos emprestados, mas nenhum deles foi realmente uma casa para o Clube.
Em 1946, depois da célebre frase “o Benfica é de Benfica e para lá tem de voltar”, proferida pelo ministro das Obras Públicas, iniciou-se a procura pelo espaço ideal para receber as infraestruturas do novo recinto. No entanto, só em 1949 é que os terrenos situados entre a Estrada de Benfica, a Rua dos Soeiros e a Azinhaga da Fonte ficaram disponíveis, graças à Câmara Municipal de Lisboa.
O financiamento da primeira “casa” a sério do Benfica contou com a participação ativa de todos os adeptos do Clube da Luz — de Portugal, das colónias e até fora do país —, que contribuíram para a concretização do sonho iniciado por Cosme Damião. O dinheiro partiu de várias doações, leilões, espetáculos e até do aumento voluntário das quotas de sócio.
Atingindo uma capacidade estonteante de 120 mil lugares, o antigo Estádio da Luz foi considerado o maior recinto desportivo da Europa durante décadas. No virar do milénio, surgiu a necessidade de uma nova “casa”, colocando um ponto final na existência desta velha Catedral, que foi demolida a 22 de março de 2003. Apesar de já não existir, nunca será esquecida pelo Benfica.









































