Antigo treinador de Quenda comenta perda de influência no Sporting: "Miúdo de 18 anos" | OneFootball

Antigo treinador de Quenda comenta perda de influência no Sporting: "Miúdo de 18 anos" | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·07 de setembro de 2025

Antigo treinador de Quenda comenta perda de influência no Sporting: "Miúdo de 18 anos"

Imagem do artigo:Antigo treinador de Quenda comenta perda de influência no Sporting: "Miúdo de 18 anos"

Fábio Roque não considera que a perda da titularidade de Geovany Quenda no Sporting seja motivo para alarmes. O treinador que orientou o jovem verde e branco nos sub-15 de Alvalade concedeu uma entrevista ao jornal O Jogo, onde abordou o facto do extremo ter vindo a perder influência desde a chegada de Rui Borges aos leões - a quem deu boas notícias recentemente.

Fábio Roque sobre Quenda: "Temos de lem­brar-nos que não deixa de ser um miúdo de 18 anos"

"Temos de lem­brar-nos que não deixa de ser um miúdo de 18 anos. Pen­sar­mos que estará sem­pre no pata­mar mais alto é errado. Nem os joga­do­res mais expe­ri­en­tes con­se­guem, quanto mais um jovem da sua idade (...) Trata-se de um pro­cesso natu­ral no fute­bol pro­fis­si­o­nal. Os joga­do­res pas­sam sem­pre por estas fases. Além disso, pode ainda estar num pro­cesso de adap­ta­ção ao novo sis­tema imple­men­tado por Rui Bor­ges. O trei­na­dor tam­bém deverá con­si­de­rar que nesta altura o Geny Catamo está melhor, está a ter mais ren­di­mento", começou por explicar Fábio Roque, acerca do momento de Quenda.


Vídeos OneFootball


O antigo treinador do Sporting prosseguiu, com uma comparação interessante: "Acham que o Yamal está a ter o mesmo ren­di­mento que teve na época pas­sada? Eu acho que não. Por­tanto, parece-me que não há sinal de alarme em rela­ção ao Geo­vany Quenda. Todas estas fases fazem parte do pro­cesso".

"A sua cabeça con­ti­nua no Spor­ting, acre­dito. E se os diri­gen­tes do Spor­ting enten­de­ram que ele deve­ria ficar foi por­que sabem que esse tipo de coi­sas não mexem com o joga­dor", atirou de seguida, comentando o negócio que levou Quenda a assinar pelo Chelsea, no decorrer da última temporada 2024/25.

Para terminar, voltou a falar sobre esse tema: "Ao mesmo tempo, estão con­vic­tos de que con­ti­nua a ter capa­ci­dade para cres­cer e a aju­dar a equipa. Julgo que é uma ques­tão de tempo até vol­tar aos níveis evi­den­ci­a­dos na última época. No final da tem­po­rada pas­sada tam­bém já não apre­sen­tava os níveis ante­ri­o­res. Faz parte do pro­cesso de cres­ci­mento, como referi".

Saiba mais sobre o veículo