Portal dos Dragões
·11 de outubro de 2025
António Salvador não tem dúvidas: “Se não fosse o Sp. Braga, FC Porto, Benfica e Sporting não estavam os três na Champions”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·11 de outubro de 2025
António Salvador participou na Portugal Football Summit, na Cidade do Futebol, onde discutiu a participação das equipas portuguesas nas provas europeias e o papel do SC Braga nesse contexto.
O presidente do clube realçou a contribuição dos minhotos para a presença dos «três grandes» na Liga dos Campeões e abordou as perspetivas de Portugal no panorama europeu.
Sobre a época em curso, manifestou desagrado pelo facto de o Sp. Braga necessitar de disputar seis jogos para alcançar a fase de grupos da Liga Europa.
Referiu ainda o investimento na formação e o desenvolvimento do futebol feminino no clube.
Equipas portuguesas nas competições europeias: “O Sp. Braga, desde que cheguei, fez um caminho diferente com 3 pilares: estabilidade financeira; rodear de pessoas e quadros competentes em todas as áreas para ter estabilidade, visão e estratégia para crescer; e terceiro, infraestruturas que precisamos para o clube crescer. Houve essa visão e compromisso com o clube e todos os outros deveriam e devem pensar para podermos ter um campeonato mais competitivo. Essa visão demográfica, não podemos crer que na UEFA há centralização de receitas e possamos receber idêntico e em Portugal não. O Liverpool no ano passado foi campeão nacional e recebeu 1,6 acima do último classificado em receitas de TV. Tem muita mais dimensão que o Southampton mas não é por aí que deixa de receber assim. É para competitividade do campeonato. FC Porto, Benfica e Sporting têm cerca de 2 milhões [de seguidores] no Instagram. Real Madrid tem perto de 200 milhões. Pela demografia e questão social, quanto é que receberiam da UEFA? Não podemos querer uma coisa nas provas europeias e outra no campeonato. Temos de distribuir receitas por todos para todos serem mais competitivos.”
Importância do SC Braga: “Na UEFA traz mais valorização, devem receber mais. Enquanto presidente, estratégia e clube, receitas devem ser distribuídas de forma diferente para termos um campeonato mais competitivo. Se não fosse o que o Sp. Braga fez nos últimos anos, FC Porto, Benfica e Sporting não estavam os três na Champions. Era impossível. Sp. Braga é fundamental para esse trajeto. Também haver clubes na Conference League para o Sp. Braga entrar direto na Liga Europa.”
Portugal mais pontuado na Europa, vai cimentar o 6.º lugar no ranking?: “Isso vai depender muito do que se fará daqui para a frente e a forma como possamos ser competentes. O Sp. Braga tem feito o seu caminho. Em oito jogos, sete vitórias e um empate. Vai depender do que nós e os outros fizerem para podermos ficar com o 6.º ou estamos sujeitos a recuar. Em vez de 7.º, podemos ficar em 8º no próximo ano”.
Ao vivo