Portal dos Dragões
·09 de janeiro de 2026
António Simões critica Mourinho antes da visita ao Estádio do Dragão: “Benfica não está melhor, está pior”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·09 de janeiro de 2026

Em entrevista ao portal Portal dos Dragões, António Simões manifestou desgosto pela perda do troféu, mesmo sendo a terceira prova na hierarquia do futebol nacional.
“Não é a primeira vez que isso acontece. Não tenho essa experiência, pois pertenci a uma geração que ganhou tudo. Considero que todos são responsáveis, de cima a baixo. Estes jogadores apareceram como no Benfica? As coisas devem ser discutidas internamente. Temos de ser sinceros. Não estamos melhores, mas sim piores. O regresso do José Mourinho não está a ser nada feliz e agravou ainda mais a situação do clube, nomeadamente no campeonato, com dez pontos de desvantagem para o FC Porto. O futebol é pobre. Isso cria desconfiança nos adeptos, que já sabem que vamos entrar em campo e jogar sem qualidade. Estou a perder entusiasmo e vontade a ver o Benfica jogar, dói dizer isto”, expressou.
António Simões comentou também a expulsão de Nicolás Otamendi, ocorrida nos instantes finais do encontro com o Sporting por acumulação de amarelos. O defesa-central estará, assim, ausente do jogo com o FC Porto no Dragão, marcado para o dia 14, referente aos quartos de final da Taça de Portugal.
“Tremenda ingenuidade. Eu fui capitão do Benfica e nunca fui expulso. Estamos a falar de um jogador experiente, tem de saber dirigir-se ao árbitro. Não tinha a necessidade de mostrar que ele estava errado. Como jogador, aprendi que os árbitros não gostam de ser chamados à atenção diante de um estádio inteiro. Há que ser perspicaz e não lhes dar o poder para atuarem com o cartão. Ele nem pensou no FC Porto, os protestos aconteceram pelo feitio dele, desafiou o árbitro pela sua personalidade, com uma autoridade que intimida”, disse o antigo avançado, recusando a ideia de que os encarnados vão entrar fragilizados no Clássico pela ausência do capitão de equipa.
“Otamendi não vale dois jogadores. O Benfica não vai jogar com 10. Agora, será um ambiente hostil e o coletivo tem de apresentar uma capacidade anímica, psicológica e futebolística para alcançar um resultado positivo. Desta vez, o empate [tal como aconteceu no campeonato, sem golos] não serve. Ganhar é a única solução”, garantiu.
Neste momento, José Mourinho enfrenta dificuldades para compor o eixo defensivo, devido às baixas: Joshua Wynder está lesionado e António Silva é dúvida, deixando Tomás Araújo como único central disponível.
“Não tenho problemas se for a jogo um miúdo da formação. Será um teste para ver se tem cabedal para a equipa principal. Não haverá jogo mais exigente que este. Se for esse o caso, reconheço capacidade do José Mourinho em mexer com a mentalidade do jogador de forma positiva”, completou António Simões.









































