oGol.com.br
·11 de abril de 2025
Aos 35 anos, Leandro Damião anuncia a aposentadoria

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 de abril de 2025
Sem clube desde o início desta temporada, Leandro Damião oficializou o ponto final na sua carreira. Aos 35 anos, o centroavante usou as redes sociais para comunicar o fim da sua trajetória nos gramados.
"Chegou o momento de pendurar as chuteiras e fechar um capítulo que foi decisivo na minha história. Hoje, me despeço do futebol. Um sonho de menino que virou realidade. Com o apoio incansável do meu pai, da minha família, e com muita dedicação, consegui alcançar aquilo que parecia tão distante: ser jogador de futebol", publicou o jogador.
"Ficam os amigos, o carinho das torcidas, o respeito pelos clubes que defendi e, acima de tudo, a gratidão. Da viagem de carro a Santa Catarina, onde tudo começou, aos momentos inesquecíveis pelo Internacional; do sonho de vestir a Amarelinha aos momentos históricos no Japão. Eu fui um vencedor", completou.
Com passagens pelo futebol de várzea catarinense até idade avançada, Damião surgiu para o futebol no Internacional em 2010. O centroavante brilhou com a camisa colorada e participou da campanha do título da Libertadores, com um gol na decisão contra o Chivas.
Pelo time gaúcho, Damião marcou 106 gols em 226 partidas, ao longo de quatro temporadas. Além do Inter, o centroavante defendeu as cores de Santos, Cruzeiro, Flamengo e Coritiba
Damião também construiu uma carreira sólida no futebol asiático, atuando por cinco anos no Kawasaki Frontale e conquistando sete títulos nacionais, além de ser artilheiro por uma temporada no Campeonato Japonês.
Com a Amarelinha, o centroavante disputou 18 jogos pela seleção principal e balançou as redes duas três vezes. Damião também disputou a Olimpíada de Londres e conquistou a medalha de prata.