Aos 39 anos e com carreira vitoriosa, Rafinha anuncia aposentadoria | OneFootball

Aos 39 anos e com carreira vitoriosa, Rafinha anuncia aposentadoria | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·21 de julho de 2025

Aos 39 anos e com carreira vitoriosa, Rafinha anuncia aposentadoria

Imagem do artigo:Aos 39 anos e com carreira vitoriosa, Rafinha anuncia aposentadoria

O agora ex-lateral Rafinha confirmou a sua aposentadoria do futebol nesta segunda-feira, 21. Aos 39 anos, o jogador estava sem atuar desde março de 2025, quando rescindiu o seu contrato com o Coritiba. Quatro meses depois selou o fim da carreira vitoriosa, com 25 títulos conquistados por diversos clubes em que passou.

"Hoje eu anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional. Momento muito especial na minha vida. Agradecer a Deus, que me proporcionou uma viagem maravilhosa nessa minha carreira. Não esperava chegar aonde cheguei. Fui abençoado. Sou realizado na minha profissão. Hoje está chegando ao fim, não jogo mais profissionalmente", declarou Rafinha no SporTV.


Vídeos OneFootball


"Claro que a vida continua, mas não vou mais entrar em estádio, levar essa vida que sempre levei, que eu vivi dentro do vestiário. Fiz tantos amigos durante essa trajetória. Tudo tem um começo e um fim. Realizado, sem arrependimento nenhum, mas com coração partido, porque não é uma decisão fácil. A gente quer esticar a corda até onde pode, fizemos isso a vida inteira. Realizei todos os meus sonhos no futebol", completou o ex-jogador.

Carreira vitoriosa

Rafinha começou a sua carreira no Coritib e com grande destaque no futebol brasileiro, incluindo o Mundial sub-20 de 2005, foi vendido ao Schalke 04. Foram quatro temporadas no clube alemão, se consolidando no futebol europeu. Em 2011, após breve passagem no Genoa, retornou à Alemanha para atuar no gigante Bayern de Munique.

No Bayern de Munique, Rafinha nem sempre foi titular, mas teve anos de destaque e boa assiduidade dentro de campo. Foram quase oito temporadas completas nos bávaros, conquistando diversos títulos na carreira, como 7 Bundelisga, 3 Supercopa da Alemanha, 4 Copa da Alemanha, 1 Liga dos Campeões, 1 Supercopa Europeia e 1 Mundial de Clubes.

Rafinha retornou ao futebol brasileiro em 2019, virando titular do Flamengo que brilhou sob o comando de Jorge Jesus. Pelo Mengão conquistou Libertadores, dois Campeonato Brasileiro, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e um Campeonato Carioca.

Rafinha ainda jogou no Olympiacos, da Grécia, antes de novo retorno ao Brasil. Em 2022 foi rebaixado com o Grêmio, mas rumou ao São Paulo onde jogou mais três temporadas, conquistando a inédita Copa do Brasil e uma Supercopa. Ele terminou sua carreira com 10 jogos pelo Coritiba neste ano.

Saiba mais sobre o veículo