Zerozero
·28 de novembro de 2025
Apenas quatro jogadores dos grandes foram utilizados em todos os jogos esta época: sabe quem são?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·28 de novembro de 2025

A temporada 2025/26 arrancou no passado dia 31 de julho, quando o Benfica superiorizou-se ao Sporting na Supertaça. De lá para cá, os ditos três grandes já tiveram de disputar diversos jogos de várias competições, o que obrigou os treinadores a gerirem os esforços físicos dos seus atletas - principalmente quando muito se fala de calendários. Ainda assim, e de forma surpreendente, existem quatro jogadores que alinharam em todos os jogos esta época.
Começando pelos encarnados, Fredrik Aursnes e Vangelis Pavlidis participaram nos 24 encontros disputados até ao momento, justificando assim a confiança de Bruno Lage, numa primeira instância, e de José Mourinho, atualmente. O caso do norueguês é ainda mais impressionante, pelo simples facto de ter sido titular em todas as partidas, somando dois golos e quatro assistências. Foi apenas substituído em seis ocasiões e, tirando uma vez que saiu aos 69 minutos, foi rendido para lá dos 85'.
Já o ponta de lança grego tem sido o dono do ataque das águias, faturando 15 tentos e dois passes decisivos até ao momento. Foi titular em 22 jogos, saindo do banco apenas por duas vezes: na vitória sobre o Alverca (1-2) à quarta jornada da Liga Portugal e no triunfo caseiro sobre o Tondela (3-0) para a Taça da Liga, onde até fez balançar as redes. A juntar a isto, defendeu ainda as cores da sua seleção em cinco das seis ocasiões, tendo saído lesionado no confronto com a Escócia.
No FC Porto, Borja Sainz tem sido aposta constante de Francesco Farioli. O extremo espanhol, que reforçou os dragões no último defeso, somou minutos nos 18 encontros que o clube portista realizou. Com 14 titularidades, o avançado estabeleceu-se no 11 inicial desde o início, apesar de nos últimos tempos ter sido lançado no decorrer dos jogos. Curiosamente, tem coincidindo com o seu momento mais goleador: três dos cinco golos foram nas últimas cinco partidas, onde saltou do banco três das quatro vezes.
Pelo Sporting, apenas Geovany Quenda participou nos 20 jogos até à data. Com 11 titularidades e nove vezes como suplente utilizado, o extremo só alinhou de início à quinta jornada. Depois de uma sequência de sete partidas a merecer a confiança de Rui Borges, tem agora dividido o lugar com Geny. Afirmou-se na equipa principal no ano passado e, agora, tem estado em grande forma a nível de participações em golos.
Soma já cinco tentos e oito assistências, superando os três remates certeiros e os seis passes para os colegas faturarem, em 2024/25. Juntando ainda o facto de ser peça-chave para Luís Freire nos sub-21 de Portugal, o jovem de 18 anos alinhou mesmo em todos os jogos possíveis.
Expandido esta estatística a todo o campeonato, o destaque vai para o Gil Vicente, onde seis jogadores atuaram nas 12 partidas: Zé Carlos, Jonathan Buatu, Ghislain Konan, Pablo Felipe, Zé Carlos e Santi García. Por outro lado, no SC Braga e no Nacional, nenhum atleta participou em todas as partidas.









































