Jogada10
·10 de setembro de 2025
Apesar de pior campanha, Seleção termina Eliminatórias com otimismo

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10 de setembro de 2025
Apesar de terminar com sua pior campanha na História, a Seleção Brasileira encerrou as Eliminatórias da América do Sul classificado para a Copa do Mundo e com um tom otimista. Após mais dois testes do técnico Carlo Ancelotti, o Brasil deixou o país com uma vitória por 3 a 0 sobre o Chile com exibição elogiada no Maracanã, e finalizou o torneio qualificatório com uma derrota circunstancial para a Bolívia, na última terça-feira (9/9).
Assim, o italiano – que se esforça para falar português nas entrevistas – chega a quatro partidas no comando da Seleção com duas vitórias e apenas um gol sofrido (de pênalti). E a atual Data Fifa permitiu algumas novidades ao treinador. Afinal, a preparação se deu na Granja Comary, em Teresópolis, no que foi a “estreia” do comandante no CT da Seleção. Além disso, chegando já classificado para os dois últimos jogos, o técnico se deu ao luxo de testar nomes na convocação, concedendo descanso a Vini Jr., figura praticamente garantida na lista visando a Copa do Mundo.
LEIA MAIS: Atuações do Brasil contra a Bolívia: Seleção perde a primeira com Ancelotti para a altitude
Contra o Chile, uma configuração mais sólida, contando com uma espinha dorsal já pré-definida, com Alisson no gol e Marquinhos e Gabriel Magalhães na zaga. Bruno Guimarães e Casemiro se consolidaram na dupla da “volância” na excelente vitória sobre o Chile, enquanto Raphinha brilhou no comando das ações de ataque.
Wesley, Douglas Santos, Estêvão e João Pedro deixaram boas impressões, assim como Luiz Henrique, que entrou na etapa final contra os chilenos e deixou o italiano espantado. Paquetá, por sua vez, ganhou sua redenção pessoal ao voltar após dez meses fora e marcar com menos de um minuto em campo.
Já contra a Bolívia, muitos obstáculos. Afinal, visando dar minutos e testar diversos jogadores, Ancelotti levou uma escalação praticamente reserva para a altitude de 4.100m de El Alto. Além disso, os bolivianos viam na partida um dos momentos mais importantes de sua história recente, já que uma vitória contra o “mistão” brasileiro representaria a chance de disputar a repescagem para a Copa do Mundo. Algo, assim, logrado com êxito após o 1 a 0.
Dessa forma, não foi possível analisar muitas situações no jogo em questão. Isso porque o time demonstrava desentrosamento e não encontrou condições favoráveis para promover um bom futebol. Algo, porém, que não apaga o bom trabalho de Ancelotti nestes primeiros 120 dias de passagem pela única Seleção pentacampeã do mundo.