Após CBF falar em investigação de imagem, autor do vídeo nega uso de IA em lance de Memphis | OneFootball

Após CBF falar em investigação de imagem, autor do vídeo nega uso de IA em lance de Memphis | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Deus me Dibre

Deus me Dibre

·11 de dezembro de 2025

Após CBF falar em investigação de imagem, autor do vídeo nega uso de IA em lance de Memphis

Imagem do artigo:Após CBF falar em investigação de imagem, autor do vídeo nega uso de IA em lance de Memphis

A polêmica que tomou conta do mundo do futebobl nesta quinta-feira (11) ganhou um novo capítulo após o fotógrafo e cinegrafista Cristiano Sevieri se pronunciar sobre o vídeo que mostra o toque de mão de Memphis Depay no lance do gol da vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, pela ida das semifinais da Copa do Brasil.

A discussão começou após o jornalista PVC trazer a informação que a CBF estaria investigando o suposto uso de inteligência artificial na produção das imagens. O conteúdo viralizou durante a madrugada, levantando dúvidas sobre a origem do registro e se havia, de fato, manipulação digital.


Vídeos OneFootball


Cristiano, responsável pelas imagens em questão, utilizou seu perfil pessoal no Instagram para explicar o fato do vídeo ter sido publicado. Em uma sequência de stories, ele falou sobre o processo envolvendo o vídeo:

“Duas da manhã, tô eu no meu quarto descarregando o arquivo, na hora não reparei (…) acho bizarro o VAR não ter essa imagem. Eu sempre deixo câmeras posicionadas pelo estádio pra captar momentos como esse. Vi o momento quando estava editando, não achei que ia repercutir tanto (…) a gente postou o vídeo 2 horas da manhã, fui dormir e acordei com o diretor da Globo me ligando. Tava lá 3 milhões de views.”

Logo após surgir as informações trazidas pelo jornalista PVC, ele comentou em uma publicação do próprio jornalista e rebateu dizendo ter o material bruto – ou seja, sem qualquer tipo de edição – pra comprovar a veracidade da imagem:

Imagem do artigo:Após CBF falar em investigação de imagem, autor do vídeo nega uso de IA em lance de Memphis

Torcedor assumido do Corinthians, Cristiano Sevieri ainda comentou que, em sua visão, o lance não deve mudar o cenário para o jogo de volta, marcado para domingo (14), na Neo Química Arena. Segundo ele, a classificação alvinegra está encaminhada e a repercussão não influenciará no confronto decisivo.

A jogada envolvendo Memphis, autor do gol que garantiu a vitória corintiana, se tornou o centro da discussão após a bola aparentemente tocar no braço do atacante no início da construção da jogada. O lance foi revisado pelo VAR, que “ignorou” a possibilidade do contato ter existido em uma análise rápida.

Segundo apuração da nossa reportagem, o clube mineiro prepara uma queixa formal à CBF cobrando esclarecimentos sobre dois pontos: o gol marcado pelo Corinthians, que o Cruzeiro considera irregular, e o cartão amarelo aplicado a Romero durante a partida, que tirou o atleta do próximo jogo. A tendência é que o documento seja protocolado ainda hoje.

Saiba mais sobre o veículo