Glorioso 1904
·12 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·12 de janeiro de 2025
Na última noite, sábado, 11 de janeiro, o Benfica voltou a sentir o sabor da conquista, ao levantar o troféu da Taça da Liga, depois de derrotar o Sporting na lotaria das grandes penalidades (7-6), face ao empate a uma bola durante o tempo regulamentar. Ao adicionar a Allianz Cup ao museu do Clube, o Glorioso passa a somar 86 troféus e volta a igualar o registo do Porto.
O emblema da Luz tinha caído para o segundo lugar do ranking de troféus, depois dos dragões terem derrotado os leões no início da época, uma vez que, a 3 de agosto de 2024, os azuis e brancos conquistaram a Supertaça e isolaram-se, na altura, na liderança com 86 títulos. Este registo entretanto já foi igualado pelo Glorioso após a partida de ontem.
Com a conquista da oitava Taça da Liga, o primeiro troféu da prova levantado depois da goleada de seis bolas a duas contra o Marítimo, na longínqua época de 2015/2016, o Benfica voltou a igualar os 86 troféus dos portistas e ambos partilham a liderança da classificação. O Sporting, que é o campeão nacional em título, surge num distante terceiro lugar, com apenas 55 títulos no palmarés.
Feitas as contas e com 86 troféus no Museu Cosme Damião, o Clube da Luz passa a agora a apresentar duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (equivalente a duas Ligas dos Campeões), 38 campeonatos nacionais, 26 troféus alusivos à Taça de Portugal, oito Taças das Liga e três campeonatos de Portugal. Além disso, as águias contam também com a conquista de uma Taça Latina, troféu que nunca foi reconhecido pela FIFA.
Após igualar o rival na liderança da classificação de clubes com mais títulos em Portugal, o próximo objetivo do Benfica passa por conquistar mais provas, de forma a conseguir isolar-se no topo da tabela e arrecadar para si o título de clube mais titulado de Portugal.