Deus me Dibre
·12 de setembro de 2025
Após eliminação, Sampaoli aponta falta de eficiência ofensiva: “Falta clareza no último terço”

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·12 de setembro de 2025
Em sua estreia no comando do Atlético na temporada, o técnico Jorge Sampaoli não conseguiu evitar a eliminação da equipe na Copa do Brasil. O Galo foi derrotado por 2 a 0 pelo Cruzeiro, nesta quinta-feira, no Mineirão, e acabou desclassificado nas quartas de final do torneio. Após a partida, o treinador argentino concedeu entrevista coletiva e fez uma análise crítica do desempenho de sua equipe, destacando problemas ofensivos e falhas defensivas que precisam ser corrigidos.
Logo no início da coletiva, Sampaoli explicou as escolhas que fez para a sua primeira escalação e a estratégia adotada, ressaltando que as decisões foram baseadas em suas observações do elenco nos treinamentos.
“A ideia era jogar com muitos jogadores por dentro, para liberar os lados. Jogamos com Igor e Scarpa na altura máxima e Hulk. Tinhamos a alternativa de lateralizar com Arana e Cuello. A ausência de Alan Franco também, que não era uma possibilidade, porque chegou em cima da hora da partida. Tínhamos que definir um acompanhante de Alexsander. O que passou no jogo é que entramos numa histeria que não nos permitiu jogar. Se jogou pouco, se brigou muito e nisso o rival é melhor.”
O treinador reconheceu que, apesar da posse de bola superior – o Galo terminou com 73% de posse de bola no clássico – o seu time não conseguiu transformar o controle em chances reais de gol e acabou sendo controlado pelo Cruzeiro após o gol sofrido no início do jogo.
“O primeiro gol nos complicou muito. A partir daí, a equipe teve uma posse alta, mas que não gerou situações de gol. E o rival jogou com o resultado.”
Questionado, Sampaoli também comentou sobre os problemas da equipe nas bolas paradas, fundamento que novamente foi determinante no revés e que, segundo ele, precisa ser tratado com urgência nos treinamentos.
“Nós pensamos o problema, trabalhamos, fizemos uma defesa mista para ter essa capacidade. Mas o rival encontrou o gol, depois não aconteceu muito. É um tema que devemos trabalhar muito.”
E ao falar sobre como pretende resolver as falhas defensivas da equipe, o argentino destacou que a atenção e a concentração serão pontos-chave no processo de evolução do time.
“Estamos começando, estamos tentando estimular a concentração, a atenção, são bolas paradas e segundas bolas que temos que ter mais atenção. Tivemos, em pouco tempo, muitas sessões e temos que seguir trabalhando.”
Por fim, Sampaoli apontou a necessidade de crescimento técnico dos atletas, principalmente no setor ofensivo, e afirmou que o Atlético precisa recuperar o rendimento individual de peças importantes para voltar a ser competitivo e eficiente no ataque.
“A equipe terá que melhorar muito individualmente e coletivamente para conseguir algum tipo de triunfo. Nós podemos tentar organizar uma estrutura, mas necessitamos recuperar o rendimento individual de alguns jogadores que façam diferença no último terço, onde falta clareza. É um trabalho que temos que recuperar em jogadores que têm capacidade.”