Trivela
·28 de janeiro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·28 de janeiro de 2022
Ilaix Moriba chegou ao RB Leipzig como um negócio interessante. O meio-campista teve boas aparições pelo time principal do Barcelona, mas não chegou a um acordo pela renovação e acabou vendido antecipadamente por €16 milhões. Melhor para o clube da Red Bull, que adicionou mais um talento em seu elenco. Todavia, o desabrochar do guineense na Bundesliga não aconteceu. Moriba jogou apenas seis partidas pela equipe alemã, quase sempre esquentando o banco. Diante da necessidade de ganhar sequência, a promessa de 19 anos volta à Espanha e vestirá a camisa do Valencia por empréstimo.
Moriba fez uma transição rápida entre o time B do Barcelona e a equipe principal. Ganhou boas chances em 2020/21 e teria atuações destacadas na segunda metade da temporada. Entretanto, havia uma relação desgastada no Camp Nou e o guineense preferiu não aceitar as propostas blaugranas. Saiu antes de uma continuidade maior, mas com uma ótima oferta na mesa. Considerando a aptidão do RB Leipzig em desenvolver jovens, era um dos melhores destinos possíveis.
A bagunça do Leipzig na atual temporada não ajudou. Moriba, ainda assim, não ganhou espaço com Jesse Marsch ou Domenico Tedesco. O jovem não conseguiu se adaptar de imediato na Alemanha e acabaria relegado ao banco de reservas de um time em crise. Mal entrou em campo durante os seis primeiros meses, e não que lesões tenham atrapalhado. Melhor arrumar as malas.
Moriba chega ao Valencia depois de disputar a Copa Africana de Nações com a seleção de Guiné, eliminada por Gâmbia nas oitavas de final. O garoto ganhou a posição durante a competição e fez algumas boas partidas. Mostra que está em forma para se encaixar no Mestalla. Deve até ganhar sequência, considerando a venda de Daniel Wass para o Atlético de Madrid, o que abre espaço no meio-campo. Outro fator favorável será a companhia do irmão mais novo Lancinet Kourouma, que começa a ganhar espaço no primeiro time do rival Levante e dividirá a cidade.
O caso de Moriba ainda lembra o que aconteceu com Bryan Brobbey também nesta temporada. O centroavante chegou sem contrato ao RB Leipzig, mas não emplacou e voltou ao Ajax por empréstimo. Neste reinício pelo clube formador, já anotou gol importante. Moriba tentará o mesmo caminho. Fica claro também como o Leipzig, apesar do excelente trabalho de desenvolvimento, não vai ser tão efetivo com todas as promessas que desembarcarem na Red Bull Arena.