Após período difícil, João Brandão está em alta: “Queríamos criar este hábito de ganhar para formarmos jogadores à Porto” | OneFootball

Após período difícil, João Brandão está em alta: “Queríamos criar este hábito de ganhar para formarmos jogadores à Porto” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·25 de fevereiro de 2026

Após período difícil, João Brandão está em alta: “Queríamos criar este hábito de ganhar para formarmos jogadores à Porto”

Imagem do artigo:Após período difícil, João Brandão está em alta: “Queríamos criar este hábito de ganhar para formarmos jogadores à Porto”

Com a quarta vitória em cinco encontros e o terceiro triunfo nos últimos três compromissos no Olival (1-0), João Brandão afirmou que este era o desfecho que pretendia para “criar este hábito de ganhar para poder formar jogadores à Porto”. Consciente de que “o ganhar faz parte do ADN do FC Porto”, o treinador enalteceu o “bloco muito comunicativo, dinâmico e estreito” que os “bês” construíram em termos defensivos, apontou áreas a aperfeiçoar “na transição ofensiva” e, ao ser questionado sobre a circulação de atletas entre os diferentes escalões do Clube, assegurou que a coesão e o alinhamento entre as equipas técnicas “são inequívocos”: “Só há um FC Porto e procuramos sempre o contexto ideal para o processo evolutivo dos jogadores, sem esquecer a capacidade colectiva de todas as equipas jogarem para ganhar em todos os escalões”.

Resultado justo e ambicionado“Era a vitória que queríamos, queríamos criar este hábito de ganhar para podermos formar jogadores à Porto. O ganhar faz parte do ADN do FC Porto. Foi um jogo difícil contra um Paços de Ferreira com muita mobilidade ofensiva, esperávamos isso e era muito importante o nosso bloco ser muito comunicativo, dinâmico e estreito, foi isso que fizemos e conseguimos, assim, estar em muitos momentos estáveis defensivamente e ganhar a bola para explorar espaços. Faltou-nos essa transição ofensiva, foi o momento do jogo em que não estivemos tão bem hoje. Atendendo à mobilidade do adversário, se tivéssemos tido mais critério na nossa transição ofensiva e conseguido mais passes para fora da zona de pressão… foi o que faltou ao nosso jogo hoje, mas de resto conseguimos criar oportunidades e instalar-nos no meio-campo adversário, o que não foi fácil pela atitude do Paços de querer sair logo na pressão e saltar em cima da bola. Fica um grande golo numa jogada bonita e a eficácia logo a abrir o jogo, era um desafio que tínhamos internamente e conseguimos cumpri-lo.”


Vídeos OneFootball


Perfeita sintonia“É inequívoco. Tivemos jogadores dos sub-17 a treinar connosco durante a semana que foram jogar a Alcochete, outros que estiveram e estão connosco a ir jogar ao Seixal pelos sub-19, jogadores nossos na equipa A e que hoje jogaram de manhã, e mesmo alguns que treinaram durante a semana na equipa principal e jogaram por nós. Só há um FC Porto e procuramos sempre o contexto ideal para o processo evolutivo dos jogadores, sem esquecer a capacidade colectiva de todas as equipas jogarem para ganhar em todos os escalões.”

Desafios seguintes frente aos líderes“São esses os desafios que nos fazem crescer e dar tudo todos os dias. Não me canso de realçar que estes são os mesmos jogadores, a mesma equipa técnica e o mesmo staff que está há meses neste processo. Agora conseguimos esta recompensa dos pontos e do posicionamento diferente na tabela classificativa. É um processo evolutivo, contínuo e no qual continuamos muito alerta para que eles não se distraiam, até porque o caminho é longo para eles e para a equipa.”

Saiba mais sobre o veículo