Após polêmica na final da Nations League, UEFA decide sugerir mudança na regra do impedimento | OneFootball

Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·15 de outubro de 2021

Após polêmica na final da Nations League, UEFA decide sugerir mudança na regra do impedimento

Imagem do artigo:Após polêmica na final da Nations League, UEFA decide sugerir mudança na regra do impedimento

Nesta sexta-feira (15), a UEFA decidiu entrar em contato com a FIFA e IFAB a respeito da regra do impedimento. O encontro entre os representantes ocorrerá dia 27 de outubro, para discutir uma possível mudança na atual regra, que favoreceu os franceses no título da Liga das Nações.

Segundo o Diario AS, a organização decidiu que vai estudar as alterações na regra para que não tenham mais polêmicas a respeito dos lances de impedimento, como o que ocorreu entre França e Espanha. De acordo com o diretor de arbitragem da UEFA, Roberto Rosetti: ‘a interpretação atual da lei parece estar em conflito com o espírito da própria lei, que é evitar que qualquer jogador se aproveite de sua posição de impedimento’, se referindo à interpretação dada sobre o lance, que foi marcado como legal.


Vídeos OneFootball


Na jogada, Theo Hernández fez o passe para Mbappé, que parecia estar impedido, mas o zagueiro espanhol Eric García tocou na bola e isso tirou Mbappé da condição de impedimento. Dessa forma, o jovem francês empurrou para o gol, que foi validado pelo VAR. Por estar aparentemente impedido no começo da jogada, o lance foi altamente criticado, colocando em vista o funcionamento da atual regra do impedimento e até onde a aplicação da regra faz sentido dentro da partida. A jogada, segundo o Diario AS, é ‘legal segundo a norma, mas incompreensível para a maioria’.

+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Rosetti complementa dizendo: ‘a posição da UEFA é que existem formas de melhorar o texto para adequar ao objetivo da lei do impedimento e ao espírito do jogo’. Dessa forma, para que as regras fiquem claras para jogadores e torcedores, além de alinhar para que não ocorram novas polêmicas, esse encontro foi marcado pelo diretor de arbitragem. Além disso, outras normas entrarão em discussão, como a questão das substituições, se manterão as cinco substituições por jogo ou se voltarão com três, esta decisão que foi tomada devido a pandemia. A decisão das mudanças está com previsão para Março.

No último domingo (10), França e Espanha decidiram a final da Liga das Nações, um competição europeia organizada pela UEFA. As duas equipes chegaram com muita moral, após vencer as fortes seleções da Bélgica e Itália, respectivamente. Na final, a Espanha chegou a sair na frente com o atacante da Real Sociedad, Oyarzabal, com um chute de pé esquerdo cruzado. Benzema empatou dois minutos depois com um golaço, chutando da entrada da área, colocando a bola no ângulo. Aos 35 minutos do segundo tempo, houve o lance polêmico e gol dado para Mbappé, que recebeu o passe, fintou e chutou para o gol. O jogo terminou com 2 a 1 para a França, levando o título da competição.

Saiba mais sobre o veículo